Links de Acesso

Saddam Hussein perdeu o estatuto de prisioneiro de guerra - 2004-06-30


O ex-presidente iraquiano, Saddam Hussein, perdeu o seu estatuto de prisioneiro de guerra, hoje, quarta-feira, transformando-se oficialmente em prisioneiro do sistema de justiça criminal iraquiano. De momento, porém, Saddam Hussein permanece sob custódia física das tropas da coligação.

O ex-líder iraquiano e 11 dos seus colaboradores mais importantes do seu regime foram transferidos para a custodia legal do estado iraquiano, enfrentando acusações de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra, entre os quais os da guerra Irão-Iraque, na década dos 80,o massacre a gás dos curdos, ao norte do Iraque, em 1988,assim como a invasão do Kuwait, em 1990.

Entretanto, acredita-se que Saddam Hussein terá ordenado a execução de centenas de milhar de iraquianos, enterrando-os em valas comuns durante as mais de três décadas do seu regime.

A grande maioria de iraquianos diz estar satisfeita pela forma como o ex-ditador iraquiano será julgado. O Médico Cirurgião, Ghaib al-Kassam, disse que o sofrimento durante a ditadura de Saddam Hussein é algo que não se pode imaginar. A de Saddam Hussein foi a pior ditadura de sempre, em toda a parte no mundo, disse o médico cirurgião.

O ex-líder iraquiano e 11 dos seus co-réus, foram informados hoje que seriam indiciados ,amanhã, quinta-feira, por um juiz de um tribunal especial. Varias fontes noticiosas indicam que Saddam Hussein mostrou-se assustado ao ser informado que se encontrava agora sob a jurisdição do sistema criminal iraquiano. Mostrou a vontade de fazer algumas perguntas, mas foi-lhe dito que esperasse até quando for formalmente indiciado na quinta-feira.

O Primeiro Ministro iraquiano, Iyad Allawi, disse ontem que Saddam Hussein iria receber um julgamento justo, mas que teria que esperar vários meses até que os tribunais estejam preparados.

Os responsáveis do Ministério do Interior disseram que alguns dos co-réus de Saddam Hussein poderão ser de antemão absolvidos em troca da sua cooperação na reunião das provas legais contra o ex-ditador, sendo provável que Saddam Hussein não será o primeiro a ser julgado.

O Presidente iraquiano, Ghazi al-Yawar, foi citado como tendo afirmado que o Iraque poderá restaurar a pena de morte e que Saddam Hussein poderá enfrentar este castigo se for achado culpado.

Entretanto, as forças americanas mantêm a custódia física de todos os acusados a fim de assegurar a sua segurança física.

XS
SM
MD
LG