Links de Acesso

Consultas politicas - 2004-06-25


Hoje os principais actores da cena política angolana estiveram envolvidos em concertações. E nalguns casos apetece dizer que serão necessárias mais concertações, pois se por um lado o presidente José Eduardo dos Santos não teve problemas de conversar com as pessoas que convidou, a oposição, com a UNITA à testa não conseguiu reunir metade das igrejas com quem tinha encontro marcado.

Apenas dez das trinta representações convidadas estiveram presentes à reunião que visava dar seguimento aos encontros informações com a sociedade civil iniciados na passada semana. A oposição, diz que o fracasso do encontro deve-se aos ataques verbais feitos por dirigentes do MPLA contra a UNITA nos últimos dias pois alguns convidados pareceram receosos.

“O clima que foi levantado nas últimas horas pelo partido no poder leva a que algumas igrejas tivessem que reflectir para poderem estar presentes ao encontro”.

Entretanto na Cidade Alta os convidados de Eduardo dos Santos pronunciaram-se sobre os preparativos das eleições no país e defenderam o diálogo como a maior via para o entendimento entre os políticos.

O bastonário da Ordem dos Advogados Raul Araújo entende que a nova lei constitucional devia ser aprovada antes das eleições, sendo sua convicção que isto pode acontecer ainda este ano.

“Entendemos que não faz sentido que depois de quatro anos de trabalho da Assembleia Nacional e a da Comissão Constitucional se chegue agora à conclusão que não tem sentido tudo aquilo que foi feito. Para nós a posição é de que as eleições devem ser feitas passando primeiro pela aprovação do novo texto constitucional e a nossa proposta é de que pode ser aprovada ainda em Novembro deste ano.”

O arcebispo de Luanda, Dom Damião Franklin disse ser desejo da igreja que as eleições possam ter lugar.

“O que a Igreja quer é que as eleições possam ter lugar . Como, quando e onde, penso que estas são questões mais técnicas às quais nós apelamos a quem de direito para encontrar soluções urgentes e pacificas.”

O último dos convidados do PR foi Bento Raimundo que lidera uma associação de carácter humanitária.

No prosseguimento das consultas com a sociedade civil o Presidente angolano vai conferenciar na próxima segunda-feira com o secretário geral do Comité Inter-Eclesial Para a Paz –COIEPA, reverendo Ntoni Nzinga, e com o engenheiro Fernando Pacheco, presidente da ADRA, Acção para o Desenvolvimento Rural de Angola.

XS
SM
MD
LG