Links de Acesso

Impedir o retomar de um conflito - 2004-06-25


Os dirigentes do Ruanda e da Republica Democrática do Congo reuniram na Nigéria numa tentativa para impedir o retomar de um conflito na região central de África.

Uma declaração do governo nigeriano refere que o encontro decorreu no aeroporto de Abuja, entre o presidente congoles, Joseph Kabila e o seu homologo do Ruanda, Paul Kagame, e inscreve-se nas iniciativas para assegurar uma paz duradoura e estabilidade no continente africano.

O encontro foi organizado na sequência de uma nova rebelião por parte de forcas rebeldes de etnia Tutsi, e a subsequente decisão de Kabila em enviar milhares de soldados para a região rica em minerais que faz fronteira com o Ruanda.

Kabila acusa o Ruanda de prestar apoio aos rebeldes, apoio que o governo de Kagame desmente.

O Ruanda, por seu lado, acusa o Congo de continuar a dar abrigo a combatentes responsáveis pelo genocídio que custou a vida a 800 mil étnicos Tutsis e Hutus moderados, no Ruanda, no ano de 1994. Tropas do Ruanda foram colocadas em alerta máximo ao longo da fronteira comum.

Um especialista de um centro de estudos, sediado em Londres, manifestou-se surpreendido pela rapidez com que as conversações foram realizadas na Nigéria, numa altura em que aumentam as tensões entre Kigaki e Kinshasa.

A Republica Democrática do Congo procura sair de cinco anos de guerra, iniciada com uma revolta apoiada pelo Ruanda na zona leste do Congo.

O conflito veio a envolver os exércitos de uma dezena de países, e terá custado a vida a dois milhões e meio de pessoas, antes de acabar o ano passado através de um acordo de partilha do poder patrocinado pelas Nações Unidas.

XS
SM
MD
LG