Links de Acesso

A taxa de inflação acumulada - 2004-06-16


A taxa de inflação acumulada chegou a 15,94 % no mês passado, num ano em que a meta governamental a fixou em 20 %. O Banco Nacional de Angola, regozija-se com o facto do citado valor estar abaixo dos 37,42 % registados em igual período de 2003. Salienta também que a taxa acumulada dos últimos 12 meses tem vindo a apresentar quedas sucessivas desde Junho de 2003, quando era de 110,7 %.

O Banco Nacional de Angola estima, por conseguinte, que a tendência poderá ser mantida ao longo dos próximos meses.

O sucesso da queda constante da inflação é atribuído ao acompanhamento semanal dos factores de expansão e contracção da base monetária e dos meios de pagamento, do nível de liquidez do sistema bancário e do controlo das contas fiscais.

Em 2001 a taxa de inflação foi de 116 %, recuando para 105 % em 2002 e fixou-se pela primeira vez nos dois dígitos em 2003, quando caiu para 76,5 %. Para o corrente ano, a meta é de 20 %.

A segunda turbina da Barragem de Capanda, na província angolana de Malanje, já está a funcionar, produzindo energia que está a alimentar as cidades de Luanda e Malanje, foi hoje anunciado.

Uma fonte ligada ao projecto de aproveitamento hidroeléctrico de Capanda revelou que a segunda turbina começou a funcionar na semana passada e está a produzir 100 megawatts, que se destinam ao abastecimento de energia eléctrica a Luanda e Malange. A segunda turbina tem uma capacidade de 130 megawatts, apesar da produção estar longe sua capacidade máxima.

A primeira turbina da barragem de Capanda entrou em funcionamento em Janeiro e produz 80 megawatts, que são integralmente destinados à capital angolana.

Quando estiver totalmente concluído, o Complexo Hidroeléctrico de Capanda terá capacidade para produzir 520 megawatts de energia, que deverão alimentar o sistema de distribuição de electricidade do norte de Angola, permitindo ainda um reforço dos sistemas existentes no centro e sul do país, com quem estará interligado.

O sistema de multicaixa que já funciona em Luanda há mais de dois anos vai se estender a mais seis cidades, nomeadamente Benguela, Lobito, Catumbela, Lubango e Cabinda. Os serviços de multicaixa geridos pela Empresa Interbancária de Serviço (Emis) para além de permitir o levantamento automático do dinheiro nas caixas espalhadas pela cidade serve também de pagamento em alguns centros comerciais. Ela movimentou desde a sua instalação mais de 140 mil dólares.

O sistema de pagamento em Angola é composto por todos os bancos comerciais, Ministério das Finanças, Seguros de Angola, Associações de Casas de Câmbios, Correios e a Angola-Telecom. A infra-estrutura do sistema de pagamentos, que permite a circulação do dinheiro, reparte-se em dois subsistemas: o de grandes montantes e o de pequenos montantes.

Três pontes ferroviárias no sul de Angola vão ser reabilitadas pela empresa portuguesa OPCA, nos próximos meses. As pontes sobre os rios Bero e Giraul, junto à cidade do Namibe, fazem parte do Caminho de Ferro de Moçâmedes, e a sua reabilitação é necessária para a ligação entre o Namibe e o Lubango.

Uma outra ponte, no Chinguar, está integrada no Caminho de Ferro de Benguela e da sua operação depende a ligação entre o Huambo e a província do Bié.

XS
SM
MD
LG