Links de Acesso

Cabinda - Católicos contra a violencia - 2004-06-16


Numa nota de esclarecimento intitulada Mensagem Pascal da Igreja Binda, tornada pública em todas as paróquias católicas de Cabinda, por ocasião da celebração eucarística de Corpo de Deus, comemorando domingo último, D. Paulino Fernandes Madeca, Bispo da Diocese de Cabinda fez saber que a sua igreja vai continuar a denunciar as injustiças e todas as violações dos direitos humanos.

A igreja católica promete também condenar a violência armada como solução dos conflitos armados, proteger os fracos e os perseguidos, ensinando a verdade.

Esta posição da Igreja católica surge na sequência das acusações de que a instituição é vítima da parte das autoridades políticas angolanas que consideram que a Igreja Católica e os Padres em Cabinda incentivam a violência e exacerbam o sentimento de independentista. Na sua mensagem, lida pelo Padre Sevo Agostinho, pároco da paróquia Raínha do Mundo, na cidade de Cabinda, D. Paulino Fernandes Madeca precisou ainda que a missão da sua Igreja é de dar voz aos desfavorecidos e aos oprimidos a fim de encontrar soluções para os problemas dos povos.

XS
SM
MD
LG