Links de Acesso

A má-nutrição continua a ser - 2004-06-15


A má-nutrição continua a ser uma das causas indirectas da morte de crianças angolanas com menos de cinco anos de idade. Da sua prevalência, resultam inúmeros casos de malária, infecções respiratórias, doenças diarreicas agudas, sarampo o tétano neo-natal.

Para combater esta teia de problemas, peritos de vários quadrantes e segmentos estão a debitar as suas propostas no Fórum Nacional Sobre Cuidados e Desenvolvimento da primeira Infância,

Apostados em dar resposta aos graves problemas da crianças os organização abraçou o lema ”Tudo se decide antes dos cinco anos de idade”.

O primeiro ministro angolano,Fernando da Piedade,que fez a abertura do encontro em representação do Presidente Eduardo dos Santos, manifestou a sua preocupação pelo facto de,embora em número reduzido,haver crianças com menos de 4 meses de vida que sejam exclusivamente amamentadas, facto que pode prejudicá-las nos aspectos de saúde,nutrição,estimulação e afecto.

”Apenas 7% das crianças dos 3 aos 5 anos frequentam um programa educacional organizado para a primeira infância.Outra grande preocupação está ligada à propagação do HIV/SIDA,que ameaça deixar uma legião significativa de órfãos”.

O Primeiro Ministro,disse igualmente que o governo pretende melhorar a implementação das acções ligadas ao “Pacote essencial de cuidados e serviços de saúde materno-infantil,visando a cobertura universal dentro de três modalidades da rede fixa de serviços de saúde pública,das ONG’S e Igrejas.

O Governo pretende reduzir em 50% a taxa de mortalidade em menores de 5 anos,reduzir em 30% a taxa de desnutrição e de mortalidade materna,incrementando políticas e acções concretas.

”Mobilização social para aumentar os conhecimentos das mulheres sobre os riscos da transmissão vertical do HIV/SIDA,acelerar a implementação do plano de acção para a criança orfã e vulnerável, expandir e melhorar a educação pré-escolar para a criança dos 2 aos 5 anos de idade”.

A taxa de mortalidade das crianças angolanas menores de 5 anos estimada em 250 óbitos por cada mil crianças nascidas vivas é a terceira mais alta do mundo,significando a morte de cerca de 181 mil crianças por ano.(AM)

XS
SM
MD
LG