Links de Acesso

Revista da Imprensa - 2004-06-11


O ministro da Industria Joaquim David admite que uma eventual retirada do estado do sector industrial e a descapitalização do empresariado nacional venha a colocar este sector nas mãos de estrangeiros. A entrevista de Joaquim David é a manchete desta semana de “A Capital” que diz ainda que “Generais, donos das empresas de segurança pagam mal seus trabalhadores enquanto que militares na Lunda Norte confirmam a denúncia de deputados sobre o treinamento de catangueses em unidades militares angolanas.

Os contornos da abortada tentativa de golpe de estado na Republica Democrática do Congo é a noticia de capa desta edição do Independente. Diz o jornal que o presidente Joseph Cabila saiu ileso do atentado, e que a situação está sob controlo do exercito nacional, enquanto o mentor do golpe, o major Erick Lengue se encontra detido.

“Oposição afirma eleições ou nada”, escreve o Independente . O jornal acrescenta que os partidos da oposição com assento parlamentar estão dispostos a abandonar a Assembleia Nacional e o governo caso o José Eduardo dos Santos não se disponha a falar como presidente de Angola e não do MPLA sobre as datas das próximas eleições gerais no pais, independentemente do ano a propor”.

O jornal acrescenta que “Mfulumpinga Lando Victor, presidente do PDP ANA minimizou o aparecimento da CUFA uma coligação de 50 partidos que na questão da crise na Comissão Constitucional alinha ao lado do MPLA. A capa do Independente fala de “Cafunfo terra rica de miséria absoluta», da continuação dos roubos na delegação da saúde em Luanda e por fim reproduz uma declaração do sociólogo Tumba que diz que o povo Lunda esta a ser exterminado.

O Folha trata o aparecimento do CUFA com uma manchete que diz.. MPLA desenterra políticos mortos. O folhinha diz tambem que a “Open e Mario Soares abandonaram Pinto João em Lisboa, que acometido por um acidente cardio vascular não teria recebido a assistência da Open Society e da Fundação Mário Soares, patrocinadoras de um evento que o levou a Lisboa.”

O Semanário Angolense diz em manchete a propósito de eleições gerais em Angola que “O Zé D’Angola, ou seja o Presidente José Eduardo dos Santos não divide a bola com ninguém. E explica: as constantes criticas ao desempenho dos seus ministros e suas mudanças não surtem efeitos porque o treinador que e o dono do clube nunca levou chicotada psicológica.

Destaque ainda na capa do Semanário para uma reportagem fotográfica onde se destaca uma foto de JES que rodeado de lixo limpa o rosto e perplexo indaga: “Meu Deus onde sai tanto lixo?”.

A fechar o Semanário Angolense escreve “João de Matos e Ndalu: generais não querem brincadeira”. Diz o jornal que JES ficou estupefacto ao tomar conhecimento da quantidade dos terrenos a sul de Luanda que estes militares pretendem abocanhar.

XS
SM
MD
LG