Links de Acesso

O processo de transição - 2004-06-10


O presidente Bush encontrou-se com o novo presidente interino do Iraque, um dia depois do Conselho de Segurança das Nações Unidas ter aprovado por unanimidade o processo de transição do pais rumo a democracia.

Ghazi al-Yawar encontrou-se com o presidente Bush e outros lideres mundiais na cimeira do G-8 em Sea Island, no estado americano da Geórgia. Apesar da guerra continuar no Iraque, o novo líder iraquiano prometeu que o seu pais irá tornar-se um dia um modelo para os seus vizinhos.

“Estamos determinados a ter um Iraque federal, livre e democrático, um pais que seja uma fonte de estabilidade para o Médio Oriente, o que e muito importante para o resto do mundo”, disse Ghazi al-Yawar”.

Mas um dia depois das Nações Unidas terem posto de lado diferenças sobre a guerra no Iraque e ter dado apoio unanime a política de transição do pais, sinais de potenciais problemas com a entrega do poder vieram ao de cima. Os dois principais grupos curdos no norte do Iraque enviaram uma carta ao presidente Bush ameaçando perturbar o regresso do Iraque a soberania.

Os dois grupos disseram que a nova resolução das Nações Unidas ameaça os interesses curdos ao não fornecer garantias explicitas de que a autonomia que os curdos beneficiam há mais de uma década venha a ser respeitada quando a nova constituição iraquiana for escrita.

Lideres da comunidade majoritária xiita do Iraque afirmam que a autonomia que os curdos desfrutam e demasiada para acomodar um grupo minoritário.

XS
SM
MD
LG