Links de Acesso

Prestar tributo ao quadragésimo presidente dos Estados Unidos - 2004-06-08


Os Estados Unidos preparam-se para prestar tributo ao quadragésimo presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, que morreu sábado na Califórnia, com 93 anos de idade, após uma luta de 10 anos contra a doença de Alzheimer. Reagan, que cumpriu dois mandatos presidenciais, irá ter um funeral de estado na sexta-feira em Washington, uma cerimónia rara carregada de tradição.

Ronald Reagan será o decimo presidente a ficar em câmara ardente no Congresso dos Estados Unidos. Trata-se de uma tradição que começou com o presidente Abraham Lincoln, assassinado em 1865.

No funeral de estado, a urna contendo os restos mortais de Ronald Reagan será transportada num armão militar puxado a cavalos através da Avenida da Constituição até ao edifício do Congresso onde ficara em câmara ardente na quarta e quintas-feiras.

A Policia espera que mais de 100 mil pessoas venham a desfilar perante o caixão envolto na bandeira americana.

Sexta-feira e Dia de Luto Nacional e lideres mundiais juntar-se-ão ao presidente Bush no funeral do antigo presidente na Catedral Nacional em Washington.

O corpo de Ronald Reagan seguira em seguida de avião para a Califórnia para ser sepultado na Bibilioteca Reagan junto ao Oceano Pacifico.

XS
SM
MD
LG