Links de Acesso

Cerimonia profundamente protocolar - 2004-06-07


O discurso do presidente Abdul Kalam serviu para apresentar as linhas políticas do governo, perante as duas Câmaras do parlamento, numa cerimonia profundamente protocolar.

Discursando em nome do primeiro ministro o presidente indiano sublinhou que o objectivo do governo é o de fazer sorrir os mais de um bilião de indianos através do desenvolvimento económico. “Asseguraremos que o crescimento da economia prossiga a um nível de sete ou oito por cento ao ano ... por forma que produza empregos e qualidade de vida para cada família”.

Especificamente o governo sustenta que vai despender dois a três por cento do produto interno bruto, em cuidados de saúde, com especial atenção para as crianças, e oito por cento no sector da educação.

O primeiro ministro Singh do partido do Congresso obteve uma vitoria surpresa nas eleições parlamentares do mês passado, forçando o Partido Janata a sair do poder, que os observadores consideram ter feito muito pouco para ajudar os mais pobres.

Os críticos acrescentam que o partido Janata fomentou a violência religiosa ao abraçar a plataforma do nacionalismo hindu.

Kalam referiu que o novo Executivo deseja erradicar aquilo que denominou de ”forças de ódio comunal” que responsabilizou pelos violentos motins no ano de 2000 ocorridos no estado de Gujarat.

“O governo adoptará todas as medidas possíveis para promover e manter a paz comunal e a harmonia por forma a que as minorias se sintam seguras”. Os analistas consideram que o primeiro teste real do governo será a aprovação do orçamento previsto para Julho.

XS
SM
MD
LG