Links de Acesso

PAM avalia colheitas - 2004-06-04


O PAM, Programa Alimentar Mundial e o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura, FAO- apresentaram esta quinta-feira em Luanda os resultados da avaliação das colheitas do ano agrícola 2003-2004. A missão de avaliação foi decidida depois das fortes chuvas que se abateram sobre o planalto central, onde vários campos agrícolas ficaram inundados.

De uma maneira geral, e apesar dos receios, os resultados registaram melhoria sensível, em comparação com os dados do ano agrícola anterior, segundo disse no acto da apresentação o chefe da missão de avaliação conjunta efectuada pelo PAM e FAO, Thierry Hobe.

“Essa melhoria nos leva a contemplar uma mudança nas formas de apoio e de ajuda”.

Numa altura em que o PAM assiste cerca de um milhão de pessoas com necessidades críticas de alimentação, a notícia lança alguma esperança no desejo de se alcançar a auto-suficiência alimentar nos próximos três anos como reiterado pelo ministro da agricultura, desde que se apliquem políticas correctas nesse campo.

O ministro, Gilberto Buta Lutucuta, que garantiu a aposta do seu pelouro na mecanização da agricultura e na utilização de técnicas artificias de rega, avançou tambem outras acções que ajudarão a alcançar a segurança alimentar no prazo de três anos.

“Aquisição de mais fertilizantes e de mais instrumentos de trabalho e por outro lado a ajuda em alguns aspectos com a mecanização das lavouras e por outro lado a aquisição de gado de tracção animal para que consigamos ampliar as áreas de trabalho e facilitar tambem a vida dos camponeses que não tem capacidade de utilizar equipamentos de trabalho, tractores, nomeadamente”.

O governante angolano anunciou na ocasião a passagem da gestão do canal de irrigação da Matala para o controlo do executivo angolano, com vista a alcançar uma maior rentabilização da agricultura naquela importante região agrícola do sul de Angola.

XS
SM
MD
LG