Links de Acesso

Na África do Sul foram detidos vários indivíduos - 2004-05-28


Na África do Sul, o comissário da policia revelou que as autoridades detiveram e deportaram, o mês passado vários indivíduos relacionados com a rede terrorista al-Qaida.

Esta foi a primeira vez que o governo documentou a actividade da al-Qaida na África do Sul.

O comissário Jackie Selebi precisou que a detenção de varias pessoas relacionadas com a al-Qaida levou a operações policiais na Jordânia, na Síria e na Inglaterra.

O anuncio foi feito quando intervinha perante a comissão parlamentar de segurança, mas os media locais apenas na quinta feira se fizeram eco das declarações.

Selebi precisou que as detenções foram realizadas pouco depois das eleições gerais na África do Sul, que recordamos se realizaram a 14 de Abril passado.

Detivemos algumas pessoas que tinham mas intenções contra este pais, precisou o comissário, adiantando que cinco dias antes do sufrágio os detidos foram deportados.

Selebi acrescentou ter sido em resultado das detenções que se registaram as operações na Jordânia e na Síria, não tendo fornecido mais detalhes da operação, a sua origem, onde foram detidos ou ate o que estariam a planear. Uma porta voz do comissário da policia recusou-se a fazer qualquer comentário quando contactada pela Voz da América.

Aparentemente a policia sul africana continua a investigar as possíveis ligações que alegados operacionais da al-Qaida tenham feito na África do Sul.

O comissário Selebi referiu que as operações de busca no estrangeiro produziram provas interessantes.

Em Londres, a policia britânica encontrou caixas e caixas de passaportes sul africanos numa casa de um dos detidos, ou associados dos apreendidos na África do Sul.

Ainda não se sabe se agentes secretos estrangeiros ou operacionais de policia tenham estado envolvidos na interrupção do plano da al-Qaida na África do Sul. Uma porta voz da embaixada dos Estados Unidos em Pretória indicou que as agencias de policia americanas não tiveram nada a ver com este caso.

Não são igualmente claros os motivos por que o governo sul africano levou tanto tempo para anunciar as detenções, sendo uma teoria que tendo a África do Sul recebido a organização do Mundial de Futebol de 2010, a segurança tenha sido considerada como factor chave na atribuição do torneio.

XS
SM
MD
LG