Links de Acesso

George W. Bush não encorajou recandidatura - 2004-05-21


O embaixador americano em Angola, Cristopher Dell, disse que em nenhum momento o Presidente George Bush terá persuadido José Eduardo dos Santos a concorrer às próximas eleições presidenciais, contrariando assim, informações que circularam em Luanda e que davam como certo o apoio dos EUA a uma recandidatura do actual Chefe de Estado angolano.

Em declarações à Voz da América, Cristopher Dell disse ter assistido o encontro entre os dois Presidentes e em circunstância alguma foi referida a questão das candidaturas.

O diplomata americano esclareceu que o que ficou claro neste encontro foi o “timing” para a realização das eleições, que poderão ocorrer em 2005 ou 2006, conforme foi anunciado pelo próprio Presente José Eduardo dos Santos em Washington.

“Eu não sei de onde veio esta notícia. Acho que se fez uma leitura errada do encontro entre os dois Presidentes. Eu assisti ao encontro. Eles abordaram a questão das eleições em Angola, mas apenas em termos de “timing”. Nem o Presidente Dos Santos nem o Presidente Bush falou de possíveis candidaturas. O mais importante desta conversa foi o facto do Presidente ter indicado um horizonte temporal para as próximas eleições. Ele não indicou uma data, revelou apenas o seu pensamento”- referiu.

O diplomata americano considera que a mais recente visita do Presidente José Eduardo dos Santos aos Estados Unidos constitui uma nova viragem nas relações entre os dois países.

“Isto ficou claro não só no encontro entre os dois Presidentes, mas noutras reuniões oficiais e não oficiais que o Presidente Dos Santos manteve em Washington. Ele teve uma série de contactos com representantes das grandes companhias e outras figuras da sociedade americana. Acho que vamos ver, a partir de agora uma cooperação mais intensa”- enfatizou.

Segundo o diplomata americano, os Estados Unidos terão prometido a Angola, assistência na formação de unidades de tropas que deverão integrar a força africana de manutenção de paz no continente.

Cristopher Dell anunciou que um perito militar americano deverá chegar brevemente a Angola para definir com as autoridades angolanas as normas de cooperação. “O Presidente dos Santos falou dos esforços que estão a ser feitos para a criação de unidades para a manutenção de paz, e a reacção do Presidente Bush foi favorável. Ele ofereceu uma cooperação militar bilateral, oferta que foi aceite pelo Presidente angolano”- acrescentou.

O actual embaixador americano em Angola está praticamente em fim de missão, devendo ser substituído por Cynthia Eifher. Cristopher Dell foi nomeado agora para chefiar a missão diplomática americana no Zimbabwe, mas de acordo com a legislação americana, tanto a sua nomeação como a da sua sucessora terá que ser confirmada ainda pelo Senado. D.P.

XS
SM
MD
LG