Links de Acesso

Wiranto anunciou que se vai candidatar à presidência


O General Wiranto anunciou formalmente na terça-feira que se iria candidatar à presidência pelo Partido Golkar, o maior partido político do país.

Wiranto terá como candidato vice-presidencial Salahudin Wahid, o ex-director-adjunto da comissão dos direitos humanos e irmão do ex-Presidente Abdurrahman Wahid.

O General Wiranto, na aposentação, tem sido acusado de crimes contra a humanidade por um tribunal em Timor Leste, onde foi emitida uma ordem judicial para a sua detenção, na segunda-feira. O tribunal acusa o militar indonésio de ter tido a responsabilidade, como comandante militar, dos assassínios e deportações forçadas, levados a cabo por membros dos serviços de segurança indonésios durante o período da separação do Território Timorense da Indonésia, em 1999.

Wiranto rejeita as alegações, afirmando serem parte de uma conspiração contra si. Ao anunciar a sua candidatura na terça-feira General Wiranto disse que preferia olhar para a frente:

... “disse que a sua candidatura tem cinco objectivos principais, o respeito pela lei e a protecção dos direitos humanos, boa governação, reconstrução da economia indonésia em declínio, educação e a reconciliação nacional.

O passado militar do candidato do Partido Golkar, tem levantado apreensões entre alguns sectores do eleitorado indonésio que receiam o regresso ao poder dos militares que governaram o país durante a maior parte da independência da Indonésia depois da Segunda Guerra Mundial. Wiranto afirma que o seu passado não o torna menos dedicado à democracia.

Analistas afirmam que a sua escolha do candidato vice-presidencial poderá de alguma forma, tornar a sua imagem do General Wiranto mais aceitável, mas que a escolha se deve mais ao facto de Salahuddin Wahid ser de uma família poderosa e de muitas ligações políticas na Indonésia.

Até a formalização da sua candidatura na terça-feira, Salahuddin Wahid fazia parte da liderança da maior organização social muçulmana do mundo, a Nahdlatul Ulama, que goza de uma poderosa força social na Indonésia, sendo o grupo responsável pela educação, cuidados de saúde e outros serviços sociais no país,e fundada pelo avô de Wahid.

As sondagens de opinião mostram que o General Wiranto se coloca em segundo lugar a seguir a um outro ex. general, Susilo Bambang Yudhoyono, ainda há pouco ministro de segurança, agora, porém, na corrida presidencial.

XS
SM
MD
LG