Links de Acesso

Taguba foi depor - 2004-05-12


O General Antonio Taguba foi depor perante a Comissão dos Serviços Armados do Senado, quatro dias depois do Secretario de Defesa, Donald Rumsfeld, ter comparecido perante o mesmo painel e pedido desculpas pelos maus tratos infligidos aos prisioneiros iraquianos. No seu relatório, o General Taguba descreve vários incidentes que classifica de actos criminosos, sádicos, notoriamente desumanos, infligidos pelas tropas americanas aos detidos iraquianos na prisão de Abu Ghraib, nos arredores de Bagdade.

Mais tarde vai comparecer, para deposição, perante o painel do Senado, um funcionário dos serviços secretos, Stephen Cambone, e outros oficiais militares.

O relatório do General Taguba, fotografias e gravações-video, que foram apreendidos dos soldados ,contendo os pormenores dos referidos abusos na prisão de Abu Ghraib, foram entregues ao Congresso, não se sabendo até agora qual será a comissão legislativa que deverá rever o material.

Algumas fotos que, entretanto, chegaram ao conhecimento dos meios da comunicação social, mostrando tropas americanas a maltratar prisioneiros iraquianos, têm provocado indignação e ultraje generalizado na comunidade mundial.

Alguns membros democratas do Congresso, entre os quais o Senador Ted Kennedy, de Massachustts, apelam a demissão de Donald Rumsfeld. O Senador Kennedy reiterou também as suas críticas à política iraquiana do Presidente Bush.

... “o Presidente Bush tem presidido à queda mais precipitada e mais profunda na história dos Estados Unidos,sendo a tragédia que se desenrola no Iraque o resultado directo de um fracasso colossal da sua liderança. Estamos todos de acordo que os guardas e os interrogadores que cometeram estes abusos na prisão de Abu Ghraib, devem assumir a responsabilidade dos seus actos. Devem enfrentar os efeitos totais da lei. Mas a responsabilidade por esses actos não é só deles...

Entretanto, o Presidente Bush manifestou o seu forte apoio a Donald Rumsfeld na sequência de uma reunião com o Secretario no Pentágono, enquanto, por outro lado, no Capitólio os legisladores republicanos rejeitam os apelos a exoneração de Rumsfeld afirmando que essa seria injustificada e prematura.

O líder da maioria republicana no Senado, o Senador Bill Frist, do Tennessee, elogiou a reacção do Pentágono ao escândalo, tendo afirmado que os responsáveis do Departamento de Defesa tomaram medidas imediatas para a investigação.

O Senador Frist fez aquela declaração apôs o Senado ter aprovado por unanimidade uma resolução condenando os incidentes e apelando aos governantes americanos no sentido de tomarem medidas para impedir que isto aconteça outra vez:

...”esta nação, caros colegas, esta instituição, está em estado de choque, perturbação e tristeza, pelos incidentes ocorridos na prisão de Abu Ghraib, no Iraque. São actos deploráveis. Não há desculpa absolutamente nenhuma que justifique o que aconteceu a estes prisioneiros.Os que cometeram estes actos desprezíveis serão chamados a responder pelos seus actos. A justiça deve ser cumprida duma forma total e transparente...

A Câmara dos Representantes aprovou uma resolução semelhante, a semana passada, condenando os abusos.

XS
SM
MD
LG