Links de Acesso

Oposição quer eleições em 2005 - 2004-05-10


Os partidos políticos da oposição defendem a realização das próximas eleições gerais e presidenciais no segundo semestre de 2005.

A decisão saiu de uma reunião de mais de quinze partidos e duas coligações políticas com e sem assento no Parlamento.

Numa declaração lida no final do encontro, a oposição exige ainda que o Presidente José Eduardo dos Santos dê início urgente a consulta popular com as forças políticas, convocando uma reunião com todos os partidos. Do mesmo modo, solicitam a criação urgente do Conselho Nacional Eleitoral para a execução e condução do processo eleitoral. Segundo a declaração lida pelo presidente da UNITA, Isaías Samakuva, os partidos políticos comprometem-se a trabalhar com as instituições do Estado e com todos os sectores da sociedade civil para que as eleições sejam livres, justas e transparentes. A oposição quer também ver o caso Cabinda resolvido antes das eleições. “Os partidos políticos exigem ainda ao governo, a solução imediata da questão de Cabinda, que passa necessariamente pelo fim da guerra e pelo respeito dos direitos humanos”

Esta reunião dos partidos políticos da oposição foi o culminar de uma série de encontros bilaterais promovidos pela UNITA, no quadro de um programa de concertarão com outras formações políticas.

Segundo o líder da UNITA, a declaração aprovada neste encontro deveria ser entregue ao Presidente José Eduardo dos Santos ainda nesta sexta-feira.

XS
SM
MD
LG