Links de Acesso

Prestou juramento pela segunda vez em quatro anos - 2004-05-07


Momentos após os sinos terem soado o meio dia no relógio da torre do Kremlin, o presidente Putin colocou a mão direita sobre uma edição especial da Constituição Russa, para prestar juramento pela segunda vez em quatro anos.

Nas cerimónias que foram transmitidas a nível nacional desde o interior do Grande Palácio do Kremlin , o presidente Putin prometeu servir fielmente o país.

Numa breve intervenção Putin prometeu trabalhar, e citamos, activa, aberta e honestamente para a melhoria das condições de vida dos russos.

Putin sublinhou a necessidade de desenvolver o pluralismo político na Rússia, uma aparente referencia a criticas recentes da oposição política e do Ocidente, segundo as quais a Rússia está a caminhar para uma autocracia, em vez da democracia.

Putin sublinhou que a Rússia deve ter uma ampla base política para que seja possível prosseguir com as reformas democráticas.

Vladimir Putin acrescentou que o êxito e o desenvolvimento da Rússia não pode depender de uma pessoa, ou de um único partido político.

A oposição política russa, e o ocidente, sustentam ser exactamente a situação na Rússia, na sequência das eleições parlamentares de Dezembro, que deu ao partido ”Rússia Unida” uma enorme maioria na poderosa câmara baixa do Parlamento.

Os resultados foram solidificados em Janeiro com a vitória esmagadora do presidente Putin. Segundo os resultados oficiais Putin recebeu mais de 70 por cento dos sufrágios, enquanto nenhum dos seus opositores alcançava mais de 15 por cento.

Os sufrágios foram criticados por alegado favoritismo dos media em prol de Putin e dos seus aliados.

Após a cerimónia, o Presidente Putin atravessou a carpete vermelha do salão dourado sob o aplauso de figuras políticas e estrangeiras para assistir a uma parada militar em sua honra.

O presidente recebeu igualmente uma salva de trinta tiros.

XS
SM
MD
LG