Links de Acesso

Rodeado por centenas de milicianos armados - 2004-05-07


Rodeado por centenas de milicianos armados, o clérigo radical shiita, Moqtada al-Sadr, proferiu um sermão na principal mesquita de Kufa, em que denunciou os Estados Unidos pelos abusos praticados por tropas norte americanas a prisioneiros iraquianos. As tropas norte americanas intensificaram a repressão contra os rebeldes, apertando o cerco a Najaf e confrontando os elementos leais a al-Sadr em Karbala.

Em Najaf, e segundo a agencia France Press o clérigo shiita Kubanji, terá apelado aos rebeldes para que abandonem a cidade e regressem a suas casas.

Forças leais a al-Sadr mataram a tiro dois jornalistas da televisão estatal polaca, quando seguiam de Bagdad para Najaf, tendo um terceiro jornalista ficado ferido no ataque. O incidente ocorreu nas proximidades do local onde vários outros estrangeiros tinham sido mortos.

Num outro desenvolvimento, uma gravação áudio alegadamente feita por Osama bin Laden aparecia na Internet, em dois sites islâmicos, oferecendo recompensas em ouro pelo assassinato de responsáveis americanos e das Nações Unidas.

A gravação menciona especificamente o administrador norte americano para o Iraque, Paul Bremer, o secretário geral da ONU, Kofi Annan, e o enviado especial Lakhdar Brahimi, que se encontra em Bagdade para ajudar a seleccionar o governo iraquiano interino.

A voz na gravação oferece igualmente recompensas pelo assassinato de cidadãos, cujos países tem tropas a combater no Iraque.

XS
SM
MD
LG