Links de Acesso

Visita de Dos Santos servirá para ouvirmos a situação actual de Angola - 2004-05-06


O embaixador norte-americano em Angola, Christopher William Dell considera a visita de Eduardo dos Santos aos Estados Unidos, como uma oportunidade para o aprofundamento das relações bilaterais.

Eduardo dos Santos será recebido pelo presidente George Bush, na Casa Branca às 10 da manhã da próxima quarta-feira, 12 de Maio. Estão previstos encontros com o secretário de Estado, Collin Powell, e com o secretário de Energia, e também com membros do congresso..

Segundo o embaixador Christopher Dell, esta visita servirá para muita coisa.

“Será uma oportunidade para o Presidente José Eduardo dos Santos explicar a situação actual do país e o caminho em que se encontra” - enfatizou. O diplomata americano considera, por outro lado, que dois anos depois do fim da guerra civil em Angola, faz cada vez mais sentido falar numa parceria estratégica que deverá alargar-se a outras áreas, além do petróleo.

Christopher Dell discordou da ideia de que o aumento do investimento americano no domínio petrolífero poderá condicionar a política dos Estados Unidos em relação em relação a Angola.

“Quando se fala de parcerias, estamos a falar de uma relação entre parceiros iguais. Não é uma questão de condicionar ou de impor o que seja. É uma relação que sirva os interesses dos dois lados” - referiu.

O embaixador americano reconheceu que Angola representa uma fonte importante dos recursos energéticos para os Estados Unidos, mas lembrou que apesar da volatilidade no Médio Oriente, aquela região continuará a ser a grande reserva petrolífera. “Não há nenhum outro país capaz de substituir a Arábia Saudita em caso de emergência. Mas Angola constitui sem dúvidas, um parceiro de confiança no sector petrolífero. E nós estamos confiantes em como estas boas relações vão continuar no futuro” –referiu.

O embaixador americano em Angola deverá partir proximamente para os Estados Unidos no quadro da visita do Presidente José Eduardo dos Santos aquele país.

XS
SM
MD
LG