Links de Acesso

Imagens de prisioneiros iraquianos sendo molestados - 2004-05-05


As imagens de prisioneiros iraquianos sendo molestados por soldados dos Estados Unidos revoltaram e prejudicaram a credibilidade dos norte americanos entre muitos Árabes.

Responsáveis superiores da Casa Branca afirmaram em entrevistas concedidas a duas estações de televisão árabes que o presidente vai, entre outras coisas, definir as medidas que estão a ser adoptadas para castigar aqueles responsáveis pelos maus tratos de prisioneiros iraquianos.

O presidente deve reiterar a sua forte condenação dos abusos praticados.

Segundo o porta voz dos 22 estados membros da Liga Árabe, Hossam Zaki, os Árabes vão estar atentos à eventualidade de o presidente Bush apresentar quaisquer políticas novas.

Zaki refere que, e apesar de os árabes terem ficado chocados com as imagens de prisioneiros nus e mal tratados, a fúria árabe para com os Estados Unidos centrou-se realmente na generalidade das políticas para com o Iraque, e para com o conflito israelo - palestiniano.

Zaki sublinhou que a condenação e mesmo as acusações legais nos casos de abusos de prisioneiros vão ter apenas um efeito limitado, enquanto as principais políticas não forem alteradas.

O colunista egípcio, Said Sadek Amin, indica que as entrevistas do presidente Bush vão ser importantes mesmo sem que sejam anunciadas medidas políticas. O especialista de opinião publica refere ser importante para os árabes, e os seus dirigentes, ver o presidente dos Estados Unidos responder pelos actos dos militares.

Amin recorda que no caso de uma nação ou dos soldados de uma nação cometerem atrocidades, tem sido uso no mundo árabe que os dirigentes permaneçam silenciosos.

Esta foi a primeira vez, acrescenta Sadek Amin, que um país como os Estados Unidos os dirigentes não desmentiram ou atacaram os que divulgaram o escândalo, como acontece em muitas nações árabes.

Durante as intervenções televisivas o Presidente Bush deve abordar a guerra no Iraque e o processo de paz no Médio Oriente que se encontra paralisado, incluindo o apoio que manifestou ao controverso plano de Sharon de retirada unilateral da Faixa de Gaza e de parte da Margem Ocidental.

O presidente será entrevistado por jornalistas da estação Al-Arabiya, sediada no Dubai, e da Alhurra, uma estação de língua árabe, financiada pelo governo dos Estados Unidos.

XS
SM
MD
LG