Links de Acesso

Os problemas de África - 2004-05-04


O primeiro ministro britânico, Tony Blair, deseja que a comissão estabeleça as bases para que as oito potências comerciais do mundo possam ajudar a resolver os problemas de África.

O objectivo é o de ter um plano de financiamento a metade do próximo ano.

Tony Blair apelara, num discurso em 2001, no sentido de ser prestada maior atenção ao continente africano. “A situação em África constitui uma cicatriz na consciência mundial ... mas é algo que pode ser curado se a comunidade internacional o desejar ‘“.

O secretário britânico da Ajuda ao Estrangeiro, Hillary Benn apresentou os desafios que a comissão terá de enfrentar.

“África é o único continente do mundo que empobreceu na ultima geração, mas é o continente com maior potencial. É necessário construir um compromisso politico para ajudar o futuro de África, para aumentar as trocas comerciais e para que saia da pobreza e enfrente a crise do HIV SIDA”.

A formação da comissão ocorre no vigésimo aniversário da fome na Etiópia que inspirou o musico de rock, Bob Geldof a organizar os concertos de caridade ”Live Aid” e ”Band Aid”.

A conferencia de Londres reúne 17 delegados de oito nações africanas, e ainda o Canadá, a França e os Estados Unidos.

Os participantes devem chegar a um acordo para que o projecto encontre forma de resolver conflitos, manter a paz, estimular o crescimento económico e melhorar a governação.

A comissão tem de apresentar as suas conclusões em Julho do próximo ano, altura em que a Inglaterra preside à cimeira dos “G Oito”.

XS
SM
MD
LG