Links de Acesso

Papel fundamental no Iraque - 2004-04-22


A maior organização de estados muçulmanos deseja que as Nações Unidas assumam um papel fundamental no Iraque.

Uma conferencia de emergência da Organização da Conferencia Islâmica criticou a política dos Estados Unidos para o Médio Oriente.

O primeiro ministro malaio afirmou aos representantes dos 57 estados membros que a situação no Iraque e nos territórios palestinianos tornou-se “extremamente alarmante”, e as condições ameaçam a estabilidade no Médio Oriente.

Delegados ao encontro criticaram as forcas lideradas pelos Estados Unidos no Iraque de estarem a infligir enormes baixas nos civis e a destruírem locais religiosos, acções que consideram estar a violar a Convenção de Genebra.

Os Estados Unidos sustentam que as suas tropas tentam minimizar as baixas no seio dos civis, e evitam disparar contra locais religiosos a não ser que os rebeldes os utilizem para realizar ataques contra as tropas da coligação.

O primeiro ministro malaio criticou o plano de Israel de retirada da faixa de Gaza, mantendo alguns colonatos na Margem Ocidental, o que e igualmente contestado pelos palestinianos.

A Malásia, que detém a presidência da Organização da Conferencia Islâmica convocou o encontro de emergência a pedido do dirigente palestiniano, Yasser Arafat, após o presidente Bush ter manifestado apoio ao plano israelita.

O encontro fora inicialmente programado para finais deste mês, mas foi antecipado devido ao piorar da situação no Médio Oriente.

O analista político, William Case, de uma Universidade australiana, sustenta que sob a liderança do primeiro ministro malaio a organização poderá mudar, pois sendo uma figura moderada e praticante do islamismo, no domínio político é um secular.

Embora não se encontre na agenda da reunião, alguns países indicaram poder enviar tropas para proteger as Nações Unidas, se a organização regressar ao Iraque.

Recordamos que a ONU suspendeu, em Outubro do ano passado, as operações no Iraque após o sangrento ataque bombista contra a sua sede em Bagdad.

XS
SM
MD
LG