Links de Acesso

Igreja catolica em Cabinda - 2004-04-10


Igreja catolica em Cabinda Independência não faz parte do nosso discurso

Prelados católicos incluindo o Bispo da Diocese de Cabinda, Dom Paulino Fernandes Madeca, rejeitaram a sugestão feita recentemente pelo Chefe de Estado Maior general das FAA, Agostinho Nelumba Sanjar, segundo as quais prelados católicos estariam por detrás de actos de sublevação em Cabinda.

O sentimento de independência em Cabinda, jamais fez parte do discurso oficial da Igreja. Este decorre da própria dinâmica histórica do povo. Quem somos nos para propormos este sentimento? , interrogam-se os prelados.

A Igreja Católica denuncia igualmente na sua mensagem, a existência de um campo de concentração, denominado Zola Ingo na comuna de Necuto, onde de acordo com testemunhas oculares ouvidas por sacerdotes , são cometidos actos bárbaros contra inocentes.

A carta denuncia ainda algumas prisões arbitrarias , violações de menores, utilização de prisioneiros como mão de obra, reassentamento compulsivo da população, e instalação de quartéis junto das populações.

Estas informações foram entretanto desmentidas recentemente nesta cidade pelo comando da Segunda região militar de Cabinda.

XS
SM
MD
LG