Links de Acesso

Em resposta ao aumento dos confrontos no Iraque - 2004-04-08


Em resposta ao aumento dos confrontos no Iraque, os vinte e dois membros da Liga Árabe apelaram às Nações Unidas para que actuem de imediato a fim de restaurar a calma.

O porta voz da Liga Árabe, Hossam Zaki, referiu que a organização está preocupada com a perda de vidas, a destruição de propriedade, e a desestabilização de uma situação em si mesma já muito frágil, bem como da situação em termos humanitários. Responsáveis militares norte americanos no Iraque prometeram perseguir os membros de um grupo radical shiita muçulmano nas regiões centro e sul do Iraque, e apelaram ao seu lider al-Sadr para se render.

O brigadeiro general Mark Kimmitt referiu que as forças da coligação encontram-se a efectuar operações para destruir a milícia no que denominou como ataques deliberados, precisos e com êxito.

Cerca de duas centenas de civis e soldados foram mortos no decorrer de ferozes combates registados desde o domingo, incluindo, ontem, pelo menos 12 ”marines” durante um ataque em Ramadi, localidade situada a ocidente de Bagdad. Fontes dos Estados Unidos indicaram terem sido igualmente mortos um numero significativo de iraquianos.

As tropas dos Estados Unidos cercaram a cidade de Fallujah, onde se noticia ocorrerem, ainda hoje, violentos confrontos. As forças norte americanas desencadearam as operações em Fallujah e Ramadi, para capturar os elementos envolvidos - a semana passada - no assassinato de quatro americanos dos serviços de segurança.

A Liga Árabe sustenta estar a seguir, com extrema preocupação, o aumento da violência no Iraque.

XS
SM
MD
LG