Links de Acesso

Investigar informações sobre paiol de armas - 2004-04-06


Responsáveis das Nações Unidas precisaram que a troca de tiros ocorreu em Kisangani após capacetes azuis marroquinos se terem aproximado da casa de um comandante da antiga brigada de Goma apoiada pelo Ruanda para investigar informações sobre um paiol de armas.

Recebidos a tiro, os capacetes azuis responderam, tendo as Nações Unidas indicado que um soldado congoles foi morto em consequência do confronto.

Cerca de onze mil capacetes azuis da ONU encontram-se no Congo para fiscalizar um acordo de paz que pôs termo a cinco anos de guerra civil e constituiu um governo provisório de partilha do poder.

Existem preocupações crescentes sobre se as diferentes antigas facções rebeldes podem cooperar. A RCD Goma que é acusada por certas facções congolesas de estar a acumular armas e a preparar-se para um ataque por parte dos grupos rivais, tem ameaçado retirar-se do governo.

As tropas congolesas estão a ser integradas numa nova brigada unificada constituída por antigos elementos fiéis ao antigo governo e por rebeldes apoiados pelo Uganda e o Ruanda, mas vários milhares de tropas, e em particular nos arredores de Kinshasa, não foram ainda desarmados ou integrados no exército regular.

O mês passado, o Conselho de Segurança da ONU manifestou preocupação pelo processo de desmobilização, sublinhando que carece de um plano definido e não tem o apoio financeiro e logístico necessário.

O Parlamento congoles, entretanto encontra-se paralisado em querelas políticas e os funcionários públicos encontram-se em greve.

Em vastas zonas do leste do país, prosseguem os combates tribais entre grupos étnicos e confrontos entre grupos armados e milicianos.

XS
SM
MD
LG