Links de Acesso

Prioritário o desarmamento - 2004-04-06


No decurso de uma conferencia de imprensa realizada em Port-au-Prince, após conversações com o primeiro ministro interino, o secretário de Estado Powell indicou ser prioritário o desarmamento dos grupos armados, pois sem desarmamento a democracia haitiana estará em risco.

Powell encontrou-se igualmente com os comandantes das tropas multinacionais que estão no Haiti, adiantando que as forças serão, eventualmente, substituídas por capacetes azuis da ONU.

O primeiro ministro interino indicou que, após conversações com os partidos políticos e grupos da sociedade civil, foi chegado a acordo para a realização, no próximo ano, de eleições municipais, legislativas e presidenciais.

O secretário Powell indicou que resignação e saída do Haiti do antigo presidente Jean-Bertrand Aristide, a 29 de Fevereiro evitou um banho de sangue, tendo reiterado que resignação de Aristide foi voluntária.

Aristide continua a sustentar ter sido forçado a sair do Haiti pelos Estados Unidos e a França, tendo Powell rejeitado uma proposta da Comunidade das Caraíbas no sentido de que a ONU proceda a um inquérito sobre a saida de Aristide, sublinhando que tal não teria qualquer interesse.

Dirigentes das 15 nações da Comunidade das Caraíbas ainda não reconheceram o governo interino do Haiti, e não desejam enviar, para já, tropas para integrar as forças multinacionais.

Dois mil marines dos Estados Unidos e cerca de um milhar de tropas francesas e de outras nações encontram-se no Haiti cooperando com a policia nacional na estabilização do país, após o total colapso da lei e da ordem que se seguiu à saída de Aristide.

O primeiro ministro interino considera o Haiti um estado na bancarrota, responsabilizando Aristide e os seus adjuntos por terem deixado o Haiti sem nada.

Colin Powell indicou que os Estados Unidos vão contribuir com nove milhões de dólares para a Organização dos Estados Americanos para criar o que descreveu com ”missão de democracia para ajudar a estabilizar o Haiti”.

XS
SM
MD
LG