Links de Acesso

A promessa de combater a corrupção - 2004-03-24


No Quénia, o presidente Mwai Kibaki, procedeu, em Nairobi, à abertura de uma conferencia internacional de investidores com a promessa de combater a corrupção e de adoptar as reformas necessárias a atrair os investidores estrangeiros.

O Quénia não se encontra entre os dez locais mais atraentes para o investimento em África, tendo os estrangeiros a investido o ano passado, menos de 50 milhões de dólares na economia queniana.

O presidente Kibaki afirmou desejar que esta situação fosse alterada, tendo referido que o governo irá fazer tudo o que esteja ao seu alcance para atrair e manter os investimentos.

Kibaki prometeu estabelecer o que identificou com base legal com procedimentos simplificados para a privatização, o concurso e a administração financeira.

O chefe de estado queniano afirmou igualmente que uma nova legislação de investimento será apresentada na próxima semana quando da abertura do parlamento.

Os observadores não encaram o Quénia como sendo um local atraente para investir, sustentando que o país ainda tem de ultrapassar a reputação de ser uma nação corrupta e ineficiente.

Uma das participantes na conferencia adiantou alguns dos passos que o governo de Nairobi deve adoptar para que o Quénia possa ser mais competitivo, nomeadamente o combate à corrupção e a resposta à pandemia do HIV / SIDA. A mesma fonte considerou essencial que o governo queniano possua um programa enérgico de redução da pobreza, e melhore as oportunidades para os quenianos terem êxito num mundo altamente competitivo.

XS
SM
MD
LG