Links de Acesso

Colin Powell em Bagdade - 2004-03-19


Powell deslocou-se desde o Kuwait, num avião cargueiro da Força Aérea dos Estados Unidos, para uma visita de oito horas que fora planeada, mas que, por razões de segurança, foi divulgada apenas após a chegada a Bagdade.

Colin Powell deslocou-se de imediato para a sede da Autoridade Provisória da Coligação, na denominada ”zona verde” da capital iraquiana para encontros, entre outros, com o administrador norte americano para o Iraque, Paul Bremer, e membros do Conselho Governativo iraquiano.

Esteve igualmente com cerca de 400 militares americanos e de forças da coligação num dos palácios monumentais que pertenceu anteriormente a Saddam Hussein. Prestou tributo às forças americanas por terem derrubado o que classificou de ”regime ditatorial” e por colocar o Iraque no caminho para o regime democrático ao abrigo da legislação administrativa recentemente aprovada pelo Conselho Governativo.

Powell referiu que terroristas estrangeiros e apoiantes radicais do antigo regime estão determinados em fazer parar o processo através de ataques contra as forças da coligação e os civis iraquianos.

O secretário de Estado acentuou que o povo americano apoia as iniciativas no Iraque, e que o terrorismo não terá oportunidade para sair vencedor.

“Sinto orgulho em que o Presidente George W Bush não tenha hesitado. Após o 11 de Setembro o presidente considerou ser esta uma ameaça para o mundo. Os americanos não fogem de desafios deste género, e temos a felicidade de termos tantos amigos e aliados ao nosso lado. Com este género de liderança iremos prevalecer sobre o terrorismo”.

As conversações de Powell abordaram questões de segurança, os planos no sentido de um governo provisório iraquiano após o termo formal da ocupação liderada pelos Estados Unidos a trinta de Junho, e o papel das Nações Unidas após a entrega da soberania.

Fontes da coligação que falaram com os jornalistas indicaram que não existe alteração sobre a estrutura do governo interino, apesar de circularem noticias de que poderá ser ampliado a partir dos actuais 25 elementos do Conselho Governativo.

As mesmas fontes indicaram que a perspectiva da força espanhola de mil e trezentos homens poder deixar a coligação a trinta de Junho, embora lamentável, constitui um problema resolúvel, dado que dezenas de milhar de policias e militares iraquianos estarem a começar a prestar apoio à força da coligação - na sua maioria americana - que totaliza cerca de 150 mil homens.

Reconheceram alguns problemas no treino e na capacidade de algumas das forças iraquianas, indicando no entanto que os civis iraquianos começaram a fornecer informações - voluntariamente - às forças o que tem conduzido à destruição de células terroristas.

Esta foi a segunda visita de Colin Powell ao Iraque desde o inicio da guerra, pois o secretário tinha feito uma escala similar em Setembro passado.

Colin Powell conclui a actual digressão pelo estrangeiro com conversações no Kuwait e a Arábia Saudita sobre o Iraque, as iniciativas de paz israelo-palestinianas e a reforma política no mundo Árabe.

XS
SM
MD
LG