Links de Acesso

Angola concordou em abrir as suas contas - 2004-03-19


O governo de Angola concordou em abrir as suas contas a uma auditoria independente. A auditoria será conduzida pela IFC International Finance Corporation, uma missão da IFC instituição privada associada ao Banco Mundial.

Aguinaldo Jaime ministro Adjunto do Primeiro-ministro, disse ao Business Report da África do Sul onde esteve recentemente, que uma da equipa da IFC vai fazer um levantamento das contas, e apresentará posteriormente as suas recomendações.

Aquele governante angolano, reafirmou ainda ao Business Report da África do Sul que o seu país vai assinar um acordo com o FMI em Maio próximo que deverá incluir reformas económicas. O acordo deverá abrir caminho à obtenção de um pacote de assistência no primeiro trimestre do próximo ano. No quadro das reformas está previsto para o próximo mês o lançamento de legislação que deverá regular a actuação das instituições não bancárias, estratégia que visa fazer crescer áreas como o micro crédito.

Aguinaldo Jaime disse também que a assinatura recentemente de um empréstimo com a China, no valor de 2 mil milhões de dólares, feito em condições bastante favoráveis, representa um sinal de confiança em relação ao seu governo.

O governo de Angola vem tentando convencer investidores e doadores de que as práticas que no passado mancharam a sua reputação, devem ser encaradas, como “coisas do passado” .

Angola aderiu voluntariamente ao NEPAD iniciativa africana que vai classificar os países de acordo com os desempenhos dos governos em matéria de direitos humanos e política.

XS
SM
MD
LG