Links de Acesso

Terrorismo do tipo al-Qaida pode ocorrer em todo o mundo - 2004-03-16


O secretário geral da Interpol, Ronald Noble refere que os atentados bombistas em Madrid da semana passada que causaram a morte a pelo menos duzentas pessoas constituíram uma dura advertência de que o terrorismo do tipo al-Qaida pode ocorrer em todo o mundo. “Há poucos dias fomos recordados de que os ataques terroristas de grupos ao género da al-Qaida encontram-se entre os mais difíceis para as autoridades e para a comunidade mundial ... nenhuma região está isenta e nenhuma região foi poupada pelos terroristas”.

As declarações de Noble foram proferidas em Manila, na abertura de uma conferencia regional de países membros da Interpol - a agencia internacional de polícia.

Uma gravação vídeo reivindicando ser da al-Qaida, refere que o grupo foi responsável pelos atentados bombistas da semana passada, em Espanha, ainda que as autoridades espanholas ainda não tenham confirmado o papel da al-Qaida.

Noble indica que os ataques de Madrid ilustram por que os ataques do estilo al-Qaida - atingindo simultaneamente vários objectivos para infligir o máximo de baixas - constituem o maior desafio que se depara à Interpol.

Os ataques, refere ainda Noble, destinam-se a matar o maior numero de pessoas possível, e de preferencia do maior numero de países, como no caso de Madrid onde morreram, ou foram feridas, pessoas de uma dezena de nações.

“Qualquer ataque terrorista atribuível à al-Qaida, ou que tenha as características da al-Qaida tem um impacto negativo na segurança dos cidadãos não apenas dos países directamente visados mas na totalidade dos cidadãos”.

À luz da experiência, refere Noble, a Interpol considera que nenhum governo pode honestamente afirmar aos seus cidadãos que não devem estar preocupados com o terrorismo.

A al-Qaida é assumida como tendo tido a responsabilidade pelos ataques de Setembro de 2001 nos Estados Unidos e uma série de atentados bombistas noutras partes do mundo nos últimos anos.

O secretário geral da Interpol indica que os 181 países membros da instituição estão comprometidos em cooperar para ajudar a manter o mundo mais seguro.

Noble sublinhando que as nações Asiáticas tem uma longa história de combate ao terrorismo e de cooperação com a Interpol, apelou aos agentes da segurança para permanecerem vigilantes contra a ameaça do terrorismo.

A décima oitava Conferencia Regional Asiática da Interpol reúne mais de duas centenas de oficiais superiores de 63 países para analisar formas de melhorar a segurança regional.

XS
SM
MD
LG