Links de Acesso

Bomba teria causado enorme devastação - 2004-03-15


A policia de Carachi sustenta que a bomba teria causado enorme devastação ao consulado se não tivesse sido descoberta a tempo.

Uma carrinha contendo os explosivos tinha sido abandonada frente à embaixada, após o condutor ter indicado que ficara avariada. A policia descobriu a bomba e rebocou o veiculo antes de desactivar o engenho.

O consulado foi alvo, há dois anos atrás, de um atentado bombista devastador, ataque em que morreram 12 pessoas, enquanto no inicio deste ano, dois policiais morreram num confronto a tiro.

Este ultimo incidente ocorre na antecipação da deslocação ao Paquistão pelo secretário de estado norte americano, Colin Powell, embora o seu itinerário não inclua a cidade de Carachi.

Após um período de calma relativa, o Paquistão tem visto, nos últimos meses, um aumento de incidentes terroristas, incluindo duas tentativas de assassinato contra o presidente, e um ataque mortífero contra uma procissão religiosa.

O Paquistão deu inicio à repressão de grupos militantes locais, e desencadeou recentemente uma série de operações visando militantes estrangeiros que se escondem na zona tribal semi autónoma do país.

Segundo noticias locais uma outra operação encontra-se iminente, embora um porta voz militar tenha indicado que tais acções são raramente planeadas em antecipação. De acordo com aquela fonte a informação é recolhida e só depois se efectua a operação, por isso não é possível prever quando ocorrerá.

Milícias tribais do distrito sul do Paquistão tem realizado as suas próprias operações na busca de indivíduos suspeitos de terrorismo, e isto sob pressão do governo central.

Elementos da rede terroristas al-Qaida e rebeldes afegãos têm estado a utilizar as zonas remotas do Paquistão como santuário.

XS
SM
MD
LG