Links de Acesso

Assistência para deslocados retida nos portos - 2004-03-04


Importantes quantidades de bens alimentares destinados à assistência humanitária estão retidos nos portos de Luanda, Lobito e Namibe, alegadamente por não terem sido pagos os direitos alfandegários, disse a Voz da America o director interino do PAM, Oscar Sarroca.

Segundo o funcionário daquela agencia da ONU, a mercadoria composta de óleo vegetal e ervilhas é a única que o PAM poderia dispor para completar a cesta alimentar básica nos próximos dois meses.

As distribuições alimentares em curso no pais sofrem neste momento uma redução no teor calórico recomendado devido a este problema burocrático que o principal parceiro humanitário do Governo espera ver resolvido o mais rapidamente possível.

“É fundamental que o Governo, que já nos prometeu, possa ter a autorização de desalfandegar estas mercadorias o mais depressa possível. No caso do Lobito a situação está mais ou menos resolvida, mas no caso do Namibe há 200 toneladas de ervilhas que chegaram em Fevereiro”.

Preocupado com este caso administrativo que afecta o trabalho do PAM, Oscar Sarroca lamenta que os beneficiários de assistência humanitária vejam reduzido o teor calórico das próximas distribuições numa altura em que se verificam muitas dificuldades de circulação pelo mau estado das estradas pelas fortes chuvas que caem no interior do país.

XS
SM
MD
LG