Links de Acesso

Politicos debatem Pacto de Estabilidade - 2004-02-27


A assinatura do Pacto de Estabilidade entre os partidos políticos da Guiné-Bissau e aceitação dos resultados das próximas eleições legislativas de 28 de Março foram os temas debatidos na última sessão da Conferência Nacional para a Paz e a Reconciliação Goree II terminou hoje num dos Hotéis de Bissau.

No acto de encerramento, vice-presidente da Comissão Organizadora da Conferência e Secretário Geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) Desejado Lima da Costa apelou ao governo que sairá das próximas eleições legislativas para assumir as suas responsabilidades porquanto o governar significa criar as condições mínimas para o bem estar do povo da Guiné-Bissau.

Para Desejado Lima da Costa, o novo executivo de Bissau deverá accionar todo os mecanismos de Estado do combate à corrupção, a impunidade e a pobreza com vista a uma boa governação do país.

No entender do sindicalista, o mesmo governo resultante das eleições legislativas de 28 de Marco deverá promover a recolha de todas as armas ligeiras à posse da população civil.

Apelou igualmente ao novo governo que saíra das próximas eleições legislativas de promover a reconciliação no seio das Forças Armadas da Guiné-Bissau. Para isso, é necessário, primeiro, libertar imediata e incondicional de todas os militares acusados da subversão da ordem constitucional que se encontram neste momento detidos e a sua reintegração na sociedade castrense.

Desejado Lima da Costa apelou ainda aos partidos políticos legalmente constituídos para divulgarem os seus programas de governabilidade do país aos guineenses antes das eleições legislativas e aceitarem assinar o pacto de estabilidade que permita a boa governabilidade do país após o escrutínio de 28 de Março deste ano.

No final da conferência, os participantes adoptaram um documento denominado “Declaração de Bissau” onde constam todas as recomendações saídas da Conferência Nacional para Paz e a Reconciliação Goree II.

Intervirão ainda hoje na sessão do encerramento, o Presidente do Conselho Nacional de Transição General Veríssimo Correia Seabra, Primeiro Ministro António Artur Sanhá, a Presidente da Comissão de Honra a Primeira Dama da Guiné-Bissau Maria Robaldo Rosa e Representante do Secretário Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau David Stephen.

XS
SM
MD
LG