Links de Acesso

As Últimas de Washington


As Últimas de Washington

As Últimas de Washington

<!-- IMAGE -->

Sudão – Bashir Vence Eleições Presidenciais

No Sudão, o presidente Omar al-Bashir foi declarado vencedor das primeiras eleições multi-partidárias no país nos últimos 25 anos.

A comissão eleitoral sudanesa anunciou esta segunda-feira que Bashir conseguiu 68% dos votos. A vitória de Bashir não constituiu propriamente uma surpresa depois dos seus dois principais rivais se terem retirado das eleições alegando que o partido no poder se preparava para falsear os resultados.

Bashir é o único chefe de estado em exercício procurado pelo Tribunal Penal Internacional que o acusou de crimes de guerra na região sudanesa de Darfur.

Nigeria - Alto responsável Acusado de Desvio de Dinheiros

Na Nigéria, um tribunal indiciou hoje o secretário-geral do partido no poder, Vincent Ogbulafor, de fraude por alegado uso indevido de dinheiro enquanto ministro em 2001.

Segundo os investigadores, o responsável do Partido Popular Democrático, desviou mais de 1 milhão de dólares para projectos fictícios.

A decisão judicial foi tomada com base em acusações da Comissão Independente sobre Práticas Corruptas.

O acusado responderá em tribunal, em Abuja, no dia 3 de Maio.

As acusações contra Ogbufalor ocorrem semanas depois de ter dito que o presidente interino, Goodluck Jonathan, não deveria concorrer à presidência no próximo ano por ser cristão do Sul, acrescentando existir um acordo para rotação da presidente entre o norte muçulmano e o sul cristão.

Fragata Espanhola Apanha Suspeitos Piratas

A Espanha afirma ter capturado oito suspeitos piratas ao largo da costa da Somália.

Segundo comunicado do ministério da defesa espanhol, a fragata Victória interceptou uma baleeira e barcos mais pequenos, e durante as buscas encontrou armas e instrumentos que podem ser usados em ataques a navios.

A fragata espanhola destruiu a baleeira, que se acredita actuava como barco líder dos piratas, e levou consigo oito suspeitos.

A fragata Victória faz parte da forca naval europeia que protege as linhas de navegação ao largo da costa somali.

Segundo responsáveis marítimos internacionais a presença das patrulhas navais reduziu o número de ataques pirata no Golfo do Éden. Contudo, os piratas responderam movendo as suas operações mais para alto mar e atacando navios no Oceano Indico.

Somália – Ladrão Fica sem Mão

Na Somália, o grupo militante islâmico al-Shabab executaram publicamente um indivíduo acusado de assassinato e cortaram uma das mãos a um alegado ladrão.

Centenas de pessoas assistiram à execução das sentenças num bairro da capital Mogadíscio.

A al-Shabab e outros grupos militantes controlam grande parte do centro e do sul da Somália e estão a tentar afastar o governo apoiado pelos ocidentais para impor a lei islâmica no país.

PAM Apela a Ajuda ao Níger

O Programa Alimentar Mundial, PAM, é a mais recente agência das Nações Unidas a anunciar o aumento da ajuda alimentar ao Níger, onde uma seca prolongada ameaça com a fome milhões de pessoas.

Josette Sheeran, a directora-executiva do PAM, afirma que o mundo tem que actuar para impedir o sofrimento massivo e o desaparecimento de uma geração.

A Cruz vermelha e a UNICEF tinham lançado apelos semelhantes no mês passado.

O PAM vai assistir 2.3 milhões de pessoas, o dobro do seu objectivo inicial.

Afeganistão – Mais Violência

No Afeganistão, a polícia afirma que duas pessoas morreram esta segunda-feira, em duas explosões ocorridas na cidade de Kandahar, ao sul do país. A terceira não provocou danos de carácter pessoal ou material.

A deterioração da segurança em Kandahar forçou as Nações Unidas a transferirem temporariamente alguns empregados estrangeiros da capital afegã, Cabul. As Nações Unidas anunciaram ter pedido também aos residentes da cidade para permanecerem nas suas casas.

Kandahar é a maior cidade ao sul do Afeganistão, origem e sede dos Talibãs. O Presidente Barack Obama ordenou o envio de mais 30 mil tropas para o Afeganistão para reforçar a ofensiva contra Kandahar.

Paquistão – Mísseis matam suspeitos militantes

No Paquistão, três mísseis disparados a partir de um avião americano telecomandado mataram pelo menos 5 supostos militantes islâmicos numa região tribal do noroeste do país junto ao Afeganistão.

Os mísseis atingiram as instalações dos militantes na região do Waziristão do Norte um dos seus principais bastiões.

Nos últimos meses os Estados Unidos incrementaram os ataques com aviões telecomandados contra elementos talibãs e da al Kaida baseados naquela região do Paquistão.

Autoridades Cubanas Impedem Manifestação

Pela terceira vez consecutiva, as autoridades cubanas impediram membros da oposição "Senhoras de Branco" de levarem a cabo o seu protesto semanal exigindo a libertação dos familiares detidos.

Seis membros do grupo participaram na missa de domingo em Havana, após o que lhes foi comunicado por um agente da segurança que não se podiam manifestar. As mulheres fizeram também face a cerca de 50 contra-manifestantes governamentais.

"Senhoras de Branco" é um grupo de esposas e mães de 75 membros da oposição detidos em Março de 2003 numa campanha governamental e que na sua maior parte permanecem detidos.

XS
SM
MD
LG