Links de Acesso

As Últimas de Washington


Tailândia vai retomar área ocupada
O chefe do Governo da Tailândia, contestado nas ruas há mais de mês e meio, afirmou que as autoridades vão retomar a área ocupada pelos camisas vermelhas, mas não revelou quando tal poderá ocorrer.

A presente crise política na Tailândia agravou-se quando o Exército tentou forçar os manifestantes a deixarem as ruas, a 10 de Abril passado. Os confrontos que se seguiram causaram a morte de 26 pessoas e deixaram outras 800 feridas.

Hungria - Segunda volta das legislativas
A afluência às urnas dos quase 2,5 milhões de eleitores húngaros chamados à segunda ronda das legislativas, segue com uma taxa bem mais baixa do que observada na primeira volta, há duas semanas.

Em jogo estão 57 circunscrições eleitorais onde nenhum candidato obtivera a maioria dos votos. Os primeiros resultados parciais deverão ser conhecidos, três horas após o encerramento das assembleias eleitorais.

Na primeira volta, conservadores da Aliança de Jovens Democratas obtiveram os melhores resultados – conquistando assim 206 dos 386 assentos parlamentares – e os analistas apontam estar-lhes ao alcance a obtenção, agora, de uma maioria constitucional.

Académico iraniano pede asilo a Israel
Uma entidade israelita revelou que um académico iraniano relacionado com o programa nuclear de Teerão solicitou asilo a Israel.

Aquela fonte sublinhou que o académico iraniano aguarda num país amigo, a decisão sobre o pedido de asilo.

A mesma fonte não identificou o académico ou o país onde se encontra.

Darfur - Pelo menos 55 mortos
Um chefe tribal na região sudanesa de Darfur revelou que pelo menos 55 pessoas foram mortas e mais de oitenta ficaram feridas em confrontos entre o exército do sul do Sudão e tribos árabes.

Aquele dirigente precisou que os confrontos ocorreram na passada sexta feira, e que reforços das duas partes estão a convergir para uma área do estado sulista de do estado de Bahr al-Ghazal Ocidental.

O exército do sul do Sudão confirmou ter sido atacado, mas referiu que o assalto partiu do exército do governo central e não pela tribo de Rizeigat.

Iraque - Al Qaida confirma mortes
A al-Qaida no Iraque confirmou que dois dos seus dirigentes foram mortos há uma semana atrás no decurso de uma operação conjunta realizada por forças dos Estados Unidos e do Iraque.

Um texto divulgado em portais islâmicos da Internet refere que os dois dirigentes participavam numa reunião quando foram atacados pelas tropas que posteriormente lançaram um ataque aéreo.

Fontes americanas e iraquianas tinham indicado que os dois responsáveis tinham sido mortos a 18 do corrente num esconderijo situado nas proximidades da cidade de Tikrit.

Estudantes do sexo feminino ficaram doentes
As autoridades afegãs indicaram que varias estudantes do sexo feminino ficaram doentes na região norte do país. Alguns dirigentes locais responsabilizam os Talibãs.

As autoridades da província de Kunduz manifestaram receio de que os militantes que se opõem à educação das raparigas, estarão a envenená-las para as assustar e afasta-las das escolas.

Mais de 60 raparigas adoeceram queixando-se de tonturas e de náuseas.

XS
SM
MD
LG