Links de Acesso

As Últimas de Washington


Obama Defende Reforma Financeira

O presidente Barack Obama afirmou que os Estados Unidos precisam de reformar as leis que regulamentam o sistema financeiro dos Estados Unidos ou arriscam-se a outra crise financeira.

Num discurso que proferiu hoje em Nova York, Obama disse que o descalabro financeiro custou milhões de postos de trabalho e esfumou os sonhos de famílias e de pequenas empresas através do país.

O presidente afirmou que a reforma do sistema financeiro deve incluir a protecção do consumidor, limitar o crescimento dos grandes bancos e o risco que podem tomar, assim como mudanças na forma como podem ser pagos os seus administradores e directores.

Presidente do Irão Visita Zimbabué

O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, chegou hoje ao Zimbabué para uma visita de estado que foi condenada por opositores do presidente Robert Mugabe.

Mugabe convidou o seu homólogo iraniano a inaugurar a Feira Internacional do Zimbabué sem consultar os seus parceiros no governo de unidade nacional, o Movimento para a Mudança Democrática.

Num comunicado o partido do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai denunciou Ahmadinedaj como um belicista e um violador de direitos humanos, afirmando que a sua visita envia uma mensagem errada sobre o Zimbabué numa altura em que o país tenta restaurar a democracia.

Sudão Referido ao Conselho de Segurança

O procurador chefe do Tribunal Penal Internacional, Luís Moreno Ocampo, pediu aos juízes do tribunal para referirem o Sudão ao Conselho de Segurança da ONU por não ter obedecido a mandatos de captura.

Moreno Ocampo tinha anteriormente pedido aos juízes para emitirem um acórdão de não cooperação contra o governo do Sudão por não entregar ao tribunal o antigo ministro Ahmed Harun e o líder de uma das milícias do país, Ali Kushayb.

Acidente Ferroviário na África do Sul

Na África do Sul, investigadores procuram encontrar as causas do desastre de um comboio de luxo durante uma normal mudança de locomotiva, matando três membros da tripulação e ferindo perto de 50 outras pessoas.

O comboio, conhecido por "Blue Train" e que transporta turistas da Cidade do Cabo a Pretória, entrou em velocidade descontrolada e descarrilou quarta-feira perto da capital sul-africana.

Reabertura do Espaço Aéreo Europeu

A agência de controlo de tráfego aéreo da Europa anunciou que quase todo o espaço aéreo europeu está novamente aberto a voos.

A Eurocontrol afirmou que se esperam hoje na Europa pelo menos 25 mil voos, depois de uma enorme nuvem de cinzas causada pela erupção de um vulcão na Islândia ter paralisado quase totalmente durante seis dias o espaço aéreo do continente, causando às companhias aéreas um prejuízo na ordem dos 1700 milhões de dólares.

A Eurocontrol disse que as restrições de voo permanecem apenas no norte da Escócia e partes do sul da Noruega, Suécia e Finlândia.

Dia da Terra

Países em todo o mundo assinalam hoje o quadragésimo aniversário do Dia da Terra com um apelo renovado para proteger e preservar o meio ambiente.

O primeiro Dia da Terra teve lugar nos Estados Unidos no dia 22 de Abril de 1970, por iniciativa do então senador Gaylord Nelson.

Eventos através do país nesse dia atraíram mais de 20 milhões de pessoas, que realizaram manifestações pacíficas exigindo que o governo federal americano tomasse medidas para combater a poluição.

Relacionados

XS
SM
MD
LG