Links de Acesso

US e Rússia Assinam Tratado Nuclear


US e Rússia Assinam Tratado Nuclear

US e Rússia Assinam Tratado Nuclear

O presidente Barack Obama e o seu homólogo russo Dmitri Medvedev assinaram hoje na capital da República Checa, Praga, um novo tratado de redução de arsenais nucleares entre 25 por cento a 30 por cento durante os próximos 10 anos.

O presidente Obama afirmou que o tratado é um grande passo em frente para a segurança mundial.

"Hoje é um marco importante para a segurança e a não-proliferação nuclear e para as relações entre os Estados Unidos e a Rússia."

Falando através de um intérprete, o presidente Medvedev afirmou que as negociações do tratado que se prolongaram durante um ano foram duras, mas que o árduo trabalho de ambos os lados trouxe sucesso.

"Isso permitiu-nos fazer algo que há pouco mais de dois meses parecia ser uma missão impossível. Em muito pouco tempo preparámos um tratado bem elaborado e assinámos."

<!-- IMAGE -->

O pacto requere que os Estados Unidos e a Rússia cortem o seu inventário de ogivas nucleares para cerca de um terço nos próximos sete anos.

O acordo corta também para mais de metade o número de mísseis, submarinos e bombardeiros que transportam as armas nucleares.

O presidente Obama afirmou que, para além disso, o tratado abre caminho para futuras conversações de redução de armas com a Rússia, principalmente de armas nucleares de curto alcance.

"Este tratado estabelecerá a base para mais reduções e no futuro esperamos manter discussões com a Rússia sobre a redução das nossas armas estratégicas e tácticas, incluindo as estacionárias."

O pacto hoje assinado substitui o tratado START de 1991, assinado pelo então presidente George Bush e o presidente soviético Mikhail Gorbachev.

O tratado nuclear terá ainda de ser aprovado pelo Senado dos Estados Unidos e pelo Parlamento Russo, a Duma.

Relacionados

XS
SM
MD
LG