Links de Acesso

As Últimas de Washington


Cheias no Brasil

As autoridades brasileiras indicam que as cheias e os desabamentos de terra provocados pelas chuvas torrenciais mataram, pelo menos, 77 pessoas no estado do Rio de Janeiro.
Eduardo Paes, o presidente camarário do Rio de Janeiro, apelou aos residentes a ficarem em casa. As escolas encerraram após mais de 14 horas de chuvas torrenciais que se abateram sobre a cidade e vizinhanças.
Os voos para e do Rio foram cancelados, muitas ruas estão submersas, alguns motoristas e seus carros foram apanhados nas cheias.

Guiné-Bissau Regressa à normalidade

Na Guiné-Bissau, os líderes afirmam que o país regressou à normalidade após militares terem detido o primeiro-ministro e o chefe de estado das forcas armadas, na passada quinta-feira.
Os soldados acabariam por libertar o primeiro-ministro Carlos Veiga, mas mantem o chefe do exército Zamora Induta, levando as pessoas a perguntarem-se quem de facto está agora a dirigir o país.
Em conferência de imprensa, esta terça-feira, em Bissau, o chefe do governo afirmou que a situação tinha sido, citamos “ultrapassada.”
O novo chefe de facto do exército, general António Indjai, disse que a situação tinha regressado à normalidade.
De acordo com a agência de notícias portuguesa, LUSA, Indjai e Carlos Gomes Júnior falavam após um encontro esta terça-feira com o presidente Malam Bacai Sanha. Em comentários feitos na semana passada, o presidente Sanha tinha descrito os eventos como um problema entre militares.

África do Sul – Jovem Acusado da Morte de Terre’Blanche

Um tribunal sul-africano acusou um jovem de 15 anos de assassinato em relação à morte do supremacista branco Eugene Terre’Blanche, no último sábado.
O acusador público George Baloyi anunciou as acusações esta terça-feira, após uma audiência em Ventersdrop, uma cidade a 100 quilómetros para oeste de Joanesburgo.
Ao princípio do dia de terça-feira, a polícia teve que separar milhares de brancos e negros sul-africanos que se confrontaram em frente ao tribunal.
Os investigadores dizem que Terre’Blanche foi morto por espancamento. Os alegados assassinos, ambos negros, dizem que ele não lhes tinha pago o que devia.
Terre’Blanche fundou o Movimento da Resistência Afrikaner, grupo militante, que durante anos lutou contra o fim do apartheid.

Novo Governo na Nigéria

O presidente interino da Nigéria, Jonathan Goodluck, revelou a constituição do novo gabinete, considerado como mais um passo para solidificar a sua autoridade sobre o governo.
Jonathan deu posse a 38 membros do governo, três semanas após ter dissolvido o anterior.
A antiga ministra das Minas, Diezani Allison-Madueke, foi escolhida para Ministra do Petróleo, o que faz dela a primeira mulher a assumir um tal posto. Allison-Madueke trabalhou para a multinacional petrolífera Shell Oil.
O presidente interino espera que os novos membros do gabinete arregacem as mangas e trabalhem, segundo ele, para responder às expectativas de boa governação por parte dos nigerianos.

West Virginia, Pior Desastre Mineiro Americano

As autoridades americanas afirmam que a explosão mineira no estado montanhoso de West Virginia, na zona centro-leste dos Estados Unidos, matou 25 mineiros do carvão, enquanto 4 outros são dados como desaparecidos, no maior desastre mineiro do país em mais de 25 anos.
O governador estadual, Joe Manchin, disse terça-feira, que equipas de socorristas terão começado a escavar à superfície de determinadas zonas do terreno, afim de libertar gases no interior dos corredores mineiros, para permitir o acesso aos mesmos de equipas de salvamento, trabalho que até agora não tem sido possível devido à concentração, em altas quantidades, de gases venenosos no subsolo.
O responsável federal de segurança mineira, Kevin Stricklin, disse haver poucas esperanças de se encontrarem mais sobreviventes do desastre na mina de carvão no Condado de Raleigh, a cerca de 50 quilómetros da capital, Charleston.

EUA – Nova Estratégia Nuclear

O presidente norte-americano, Barack Obama, diz que a nova estratégia nuclear americana é um “significante passo em frente” na redução do papel das armas nucleares na estratégia de segurança nuclear do país.
O presidente acrescenta que a nova estratégia se centra na redução dos perigos nucleares mantendo ao mesmo tempo a dissuasão. Pela primeira vez, frisa, prevenção da proliferação nuclear e terrorismo nuclear estão no topo da agenda nuclear dos Estados Unidos.

XS
SM
MD
LG