Links de Acesso

As Últimas de Washington


<!-- IMAGE -->

África do Sul – TerreBlanche

Um grupo supremacista sul-africano retirou a ameaça de represálias pela morte do seu líder, Eugene Terre Blanche.

Pieter Stein, porta-voz do Movimento de Resistência Afrikaner, disse aos jornalistas esta segunda-feira, que o grupo não se vai envolver em qualquer forma de retaliação violenta.

O Secretário-geral do grupo, Andre Visagie, prometera vingança no domingo, um dia depois da morte de Terre Blanche a pauladas por dois dos seus trabalhadores negros devido a uma disputa salarial.

Por duas vezes, o Presidente Jacob Zuma apelou à calma aos sul-africanos, exortando os líderes políticos a ajudarem a controlar as emoções e a indignação popular, como um povo da África do Sul unida.

Na década dos 80 e princípios dos 90 Terre Blanche e o seu movimento lutaram para impedir o fim do apartheid, o sistema de discriminação contra a população negra, na África do Sul, acreditando-se que apenas um número muito reduzido do grupo continue a defender a ideologia.

Entretanto, os suspeitos, de entre os 15-21 anos de idade, deverão comparecer em tribunal terça-feira.

Coreia do Sul - Somália

A Coreia do Sul enviou um navio de guerra para interceptar um navio petrolífero que se acredita em poder dos piratas somalis.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul afirma que o cargueiro, de grande porte, Samho Dream, teria caído aparentemente, em poder dos piratas no Oceano Índico, no domingo, juntamente com a sua tripulação de 24 membros .

O navio-tanque encontrava-se a caminho dos Estados Unidos transportando combustível no valor de mais de 170 milhões de dólares.

O navio de guerra sul-coreano, o Yi Sun-shin, já se encontrava em patrulha nas águas costeiras somális como parte das iniciativas internacionais de combate à pirataria na zona.

Congo Democrático – Forças Retomam Aeroporto

No Congo Democrático, as forças governamentais reassumiram, domingo, o controlo de um aeroporto a noroeste do país, em poder dos rebeldes.

A Radio Okapi, das Nações Unidas, noticiava que tropas congolesas, apoiadas pelas forças de manutenção de paz, das Nações Unidas, tinham retomado o aeroporto depois de uma breve escaramuça.

No princípio da manhã do domingo, um contingente de cerca de 30 combatentes étnicos Enyele atacou as tropas congolesas e as unidades de manutenção de paz das Nações Unidas em Mbandaka, capital da Província congolesa do Equador, por o governo enviar tropas para acalmar os conflitos entre as etnias Enyele e Monzaya, na sua disputa sobre direitos aráveis e de pesca.

O porta-voz da missão das Nações Unidas, Madnoudje Mounoubai, disse que os rebeldes chegaram de barco pelo Rio Congo, atacando primeiro a residência do governador da província, matando em seguida, durante a luta, um soldado ganês, integrado nas forças de manutenção de paz das Nações Unidas.

As agências de ajuda afirmam que terem morrido na luta mais de 100 pessoas, tendo 200.000 outras abandonado as suas casas.

Estados Unidos – Ataque ao Consulado no Afeganistão

Os Estados Unidos condenaram o ataque militante islâmico ao consulado americano em Penshawar, no Paquistão, na manha de segunda-feira.

O Secretário para a Imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que a Administração está seriamente preocupada com o ataque em que morreram, pelo menos, três pessoas, ficando feridas várias outras.

Os militantes Talibã paquistaneses reivindicaram a responsabilidade pelo ataque, tendo as autoridades de segurança afirmado que os militantes fizeram explodir um automóvel armadilhado, atirando granadas e outras armas de fogo numa tentativa para entrar no edifício consular, que ficou imediatamente isolado pela acção da polícia na zona.

Por outro lado, um comunicado da Embaixada dos Estados Unidos em Islamabad disse que pelo menos dois guardas de segurança paquistaneses morreram na acção, não havendo notícias de baixas no ataque entre o pessoal consular americano.

XS
SM
MD
LG