Links de Acesso

ÚLTIMAS  DE WASHINGTON


Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 200 outras ficaram feridos na explosão de três carros armadilhados em Bagdad, disseram entidades oficiais iraquianas.
Essas fontes disseram que duas das explosões ocorreram próximo das embaixadas do Egipto e Irão.
A polícia disse que os autores dos atentados eram bombistas suicidas e que impediu um quarto carro armadilhado de explodir
Os ataques de hoje quebraram um período de calma que se seguiu às eleições do mês passado.
As autoridades temiam que a segurança no país se pudesse deteriorar com a continuação de disputas sobre os resultados eleitorais e com as negociações para se criar um governo de unidade.

Paquistão: Dezenas de rebeldes mortos pelos militares.

As autoridades militares paquistaneses disseram que as suas tropas mataram cerca de 40 militantes em dois diferentes ataques no Domingo na região noroeste do país.
Entidades oficiais disseram que as operações decorreram na zona tribal de Orakzai perto da fronteira afegã.
As forças militares paquistanesas iniciaram este mês uma ofensiva nessa região para expulsar rebeldes talibã que para ali fugiram de uma anterior ofensiva militar na zona do Waziristão do sul.

Sete Policias Indianos Mortos

Pelo menos sete polícias indianos foram mortos Domingo quando o veículo em que viajavam fez detonar uma mina na região leste do país.
Entidades oficiais disseram suspeitar que a mina tenha sido colocada por rebeldes maoistas.
O ataque deu-se no estado de Orissa a quase 550 quilómetros ao sul da capital estadual.
Fontes oficiais afirmam que a rebelião maoista, que se alastrou para 20 dos 28 estados do país, é a questão de segurança doméstica mais grave a que o país faz face.

Tailândia: Governo Avisa Manifestantes

O governo da Tailândia avisou manifestantes para porem termo à sua ocupação de dois do centro comercial de Bangkok caso contrario serão levados a tribunal.
O primeiro ministro tailandês Abhisit Vejjajiva acusou os manifestantes conhecidos pelo nome de camisas vermelhas de violarem a constituição do país.
Mais de 20.000 camisas vermelhas estão acampados pelo segundo dia consecutivo num cruzamento no centro comercial da capital forçando seis centros comerciais a encerrarem.
Os manifestantes querem a realização de eleições.


Cardeal Rejeita Acusações

Uma destacada entidade da Igreja Católica disse ao Papa Bento que a igreja não será influenciada pelo que descreveu de “bisbilhotice barata” sobre o abuso sexual de crianças por padres católicos.
Numa invulgar quebra de tradição o Cardeal Angelo Sodano falou directamente ao papa no inicio da missa da Páscoa no Vaticano. Sodano, deão do colégio de cardeais referiu-se também á liderança firme e coragem do papa
O papa não fez qualquer referência ao escândalo
Contudo bispos na Bélgica e Alemanha criticaram abertamente o Vaticano por não ter lidado de forma adequada com a crise e por não ter ajudado as vitimas dos alegados casos de abuso


Guiné-Bissau: Induta Transferido para o Quartel de Mansoa

O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, almirante Zamora Induta, foi transferido para o quartel de Mansoa, disse a agencia de noticias portuguesa Lusa citando fontes militares.
Segundo a mesma fonte, o almirante, detido quinta-feira na base aérea de Bissalanca na sequência de uma intervenção militar, foi transferido por razões de segurança.
O quartel de Mansoa é um dos mais importantes da Guiné-Bissau, por se situar no centro do país, a cerca de 60 quilómetros de Bissau.
Antes de ser nomeado vice-chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, António Indjai, o homem que liderou a intervenção militar de quinta-feira, era o comandante do quartel de Mansoa.
Na quinta-feira, a Guiné-Bissau voltou a passar por momentos de instabilidade, quando militares liderados pelo antigo chefe da Armada almirante José Américo Bubo Na Tchuto e pelo número dois do Estado Maior General das Forças Armadas, que se auto-proclamou chefe do EMGFA, major general António Indjai, detiveram o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e o CEMGFA, almirante Zamora Induta.
Entretanto o secretário executivo da Comunidade dos Países de língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira disse que a organização está "muito preocupada" com a segurança do primeiro-ministro e do presidente da República guineenses, mas rejeitou o envio de uma força de interposição.
Pereira falava à imprensa à saída de um encontro com o primeiro ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, no quadro da presença no país de uma missão avançada CPLP.

Presidente Jacob Zuma Apela à Calma

Na sequencia do assassinato de um líder supremacista branco o presidente sul africano Jacob Zuna apelou á calma.
Numa declaração emitida Domingo Zuma condenou o assassinato de Eugene Terre´Blamche e apelou aos sul-africanos para não permitirem que o assassinato sirva para incitar o ódio racial.
Terre´Blanche foi morto à catanada e paulada na sua propriedade agrícola por dois trabalhadores. Os dois trabalhadores, um de 15 anos e outro de 21, disseram que Terre´Blanche não lhes tinha pago por trabalho efectuado.
Ambos foram presos e acusados de assassinato.

Senegal Assume Controle de Base Francesa

O presidente do Senegal Abdoulaye Wade disse que o seu país assumiu o controlo de bases militares da sua antiga potencia colonial, a França.
Wade falava num discurso para assinalar o 50 aniversário da independência do país da França.
O presidente disse que as bases francesas eram inconsistentes com a independência do Senegal.
No início deste ano a França e o Senegal acordaram na retirada de 1.200 soldados franceses estacionados no Senegal.

Piratas Capturam Petroleiro Sul Coreano

O ministério dos negócios estrangeiros da Coreia do Sul disse que um petroleiro foi capturado por piratas.
O ministério disse que o petróleo se encontrava a viajar entre o Iraque e os Estados Unidos quando foi capturado a 1.500 quilómetros a sudeste do Golfo de Aden presumivelmente por piratas somalis
Desde o início de Março 16 navios foram já capturados pelos piratas.



XS
SM
MD
LG