Links de Acesso

As Últimas de Washington


Dois atentados no metro de Moscovo
Duas bombistas suicidas fizeram-se explodir esta manhã no metropolitano de Moscovo, causando a morte a pelo menos outras 36 pessoas e deixando mais de 70 feridas.
O atentado ocorreu na hora de ponta da capital russa, com a primeira explosão a dar-se quando o comboio subterrâneo se encontrava parado na estação de Lubianka, uma das de maior afluência, bem perto do quartel-general dos Serviços Federais de Segurança.
Segundo Alexander BORTNIKOV, o director daqueles serviços, a versão preliminar do ataque aponta para o envolvimento de grupos terroristas do norte do Cáucaso.
Cerca de 40 minutos mais tarde, dava-se a segunda explosão, numa outra composição parada, mas na estação do Parque de Kulturi, a seis paragens de distância de Lubianka.
Os atentados não foram ainda reivindicados por qualquer grupo, mas as autoridades apontam como suspeitos mais prováveis os rebeldes oriundos do norte do Cáucaso, onde a Rússia continua a combater uma cada vez mais forte rebelião islamista.

Obama em Cabul
O presidente dos Estados Unidos regressou a Washington após uma breve, deslocação de surpresa ao Afeganistão, onde pressionou o presidente Hamid Karzai para reprimir a corrupção e melhorar a actividade do governo.
A visita de seis horas a Cabul teve início no domingo à noite com conversações no palácio presidencial, onde Obama elogiou as iniciativas de Karzai e do seu gabinete para manter a segurança no país.
Obama insistiu na necessidade de reprimir a corrupção e na expansão do primado da lei.

Estados Unidos e Índia de acordo sobre reprocessamento
Diplomatas norte americanos revelaram ter chegado a acordo com autoridades indianas no reprocessamento de material nuclear, ultrapassando uma barreira no acordo de energia atómica entre os dois países.
Numa declaração escrita o Departamento de Estado referiu que as duas partes concluíram as negociações para o reprocessamento nos Estados Unidos do combustível nuclear utilizado.
O embaixador dos Estados Unidos na Índia, Timothy Roemer, indicou que o acordo sobre o processamento abre caminho à criação de milhares de postos de trabalho nos dois países.

Níger detêm elementos de antigo governo
Os dirigentes militares do Níger detiveram elementos do antigo governo por alegadamente conspirarem contra as autoridades que assumiram o poder o mês passado através de um golpe.
O ministro do Interior do Níger indicou que os detidos estão a ser interrogados sobre o que denominou de actividades subversivas.
Entre os detidos encontra-se o antigo ministro das finanças Lamine ZENE e o antigo ministro da Justiça Garba Lompo.

Massacre desmentido
Um grupo rebelde ugandês desmentiu as acusações de ter massacrado centenas de civis na Republica Democrática do Congo.
O porta-voz do Exercito da Resistência do Senhor afirmou que o relatório da Human Rights Watch sobre um massacre na área de Makombo, no nordeste do Congo foi fabricado.
O grupo de direitos humanos sustenta que rebeldes daquela organização atacaram em Dezembro passado, pelo menos dez aldeias durante uma incursão de quatro dias, matando pelo menos 321 pessoas.

Piratas somalis capturam navio no Golfo de Aden
Piratas somalis capturaram, no Golfo de Aden, uma unidade naval mercante e os 24 elementos da tripulação.
Responsáveis da fiscalização marítima indicaram que os piratas abordaram e sequestraram o navio ICEBERG a 15 quilómetros do porto de Aden nas costas do Iémen.
No domingo piratas somalis exigiram três milhões de dólares de resgate pelo cargueiro de bandeira norte coreana sequestrado no inicio do mês passado.

Nepal liberta exilados tibetanos
O Nepal libertou no inicio do mês, 18 exilados tibetanos que tinham sido detidos quando se manifestavam no exterior da embaixada chinesa.
O grupo foi libertado após ter sido determinado que tinham deixado de constituir uma ameaça à segurança.
A polícia detivera, no dia dez de Março, um grupo de 23 exilados tibetanos durante uma manifestação marcando os aniversários dos levantamentos do Tibete contra o regime chinês.

Relacionados

XS
SM
MD
LG