Links de Acesso

ÚLTIMAS  DE WASHINGTON


Ultimas de Washington
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama chegou ao Afeganistão numa visita não anunciada para conversações com o seu homólogo afegão e outras entidades afegãs e americanas.
A viagem só foi anunciada depois do presidente Obama ter aterrado na base militar de Bagram a norte de Kabul.
Obama deverá reunir-se com o presidente Hamid Karzai e com tropas americanas estacionadas no Afeganistão.
Obama deverá deixar o Afeganistão antes do amanhecer devendo estar de volta aos Estados Unidos na Segunda-feira de manhã.



Centenas de pessoas massacradas no Congo


Um grupo de direitos humanos baseado nos Estados Unidos disse que pelo menos 321 pessoas foram massacradas por rebeldes na Republica Democrática do Congo.
O massacre terá ocorrido em Dezembro mas só agora foi noticiado.
Num relatório emitido Domingo a Human Rights Watch disse que rebeldes do Exército de Libertação do Senhor iniciaram a sua matança de quatro dias a 14 de Dezembro em pelo menos 10 aldeias na província de Haut Uele no nordeste do país.
A organização disse que a maior parte das pessoas que foram massacradas eram homens que foram amarrados e depois mortos á catanada e machadada. Entre os mortos conta-se uma criança de três anos que foi queimada viva.
A Human Rights Watch disse ainda que os rebeldes do Exército de Libertação do Senhor raptaram pelo menos 250 pessoas dessas aldeias, incluindo 80 crianças.
A organização disse que os rebeldes forçaram crianças a matar outras crianças que desobedeceram ás suas ordens.
Uma investigadora da Human Rights Watch, Anneke Van Woudenberg, disse que o massacre é um dos piores jamais cometidos por este grupo rebelde ao longo dos seus 23 anos de existência.
O líder do grupo, Joseph Kony é procurado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra.
Uma entidade oficial da ONU confirmou o massacre e disse que a organização está a investigar.
A investigadora chefe da ONU Liliane Egounlety disse à agência de notícias Reuters que até agora a ONU confirmou 290 mortes.
Entidades oficiais da ONU disseram que levou muito tempo a levar a cabo as investigações devido ao facto dos ataques terem ocorrido numa zona muito remota.
O Exército de Libertação do Senhor foi originalmente um grupo baseado no Uganda mas opera agora em zonas fronteiriças da Republica Democrática do Congo, República Centro Africana e Sudão.
Os rebeldes são acusados de assassinatos, raptos e mutilação de milhares de pessoas.



Etiópia Proíbe Oposição de Visitar Dirigente Preso


As autoridades etíopes proibiram membros de um partido da oposição de visitar a dirigente, Birtukan Mideksa, que se encontra presa.
Varias destacados dirigentes do Partido de Unidade para Democracia e Justiça tentaram visitar Birtukan numa prisão nos arredores de Addis Abeba no Sábado mas foi-lhes negado acesso pelo chefe da prisão Abebe Zemichael.
Este afirmou que apenas familiares têm autorização para visitar presos.
Birtukan, de 36 anos idade, foi julgada e condenada a prisão perpétua juntamente com dezenas de outros dirigentes da oposição por ligações com as violentas manifestações após as eleições de 2005 na Etiópia.
Birtukan foi mais tarde perdoada mas voltou a ser presa em 2008 depois de se ter recusado a pedir desculpas por ter declarado em público que não tinha pedido o perdão.
Entidades partidárias disseram que os dirigentes queriam certificar se do estado mental e de saúde da sua dirigente.



Piratas Exigem Resgate por Navio Norte-coreano.


Piratas somalis exigiram um resgate de três milhões de dólares por um navio de bandeira norte-coreana desviado no final do mês passado.
Andrew Mwangura do Programa de Ajuda a Marinheiros na África Oriental disse que os piratas ameaçam matar os 10 membros da tripulação de nacionalidade síria.
Os piratas capturaram o navio a 3 de Fevereiro no Golfo de Aden.
No Sábado os piratas abandonaram um navio capturado no início deste mês sem receberem um resgate. A tripulação também foi libertada sem ser maltratada.



Ataques Bombistas no Iraque


A polícia iraquiana disse que pelo menos cinco pessoas morreram numa série de ataques bombistas na parte ocidental do Iraque, perto da fronteira com a Síria.
Investigadores disseram que as explosões na cidade de Qaim feriram pelo menos 15 pessoas.
A polícia disse que pelo menos uma bomba explodiu perto de uma casa a ser construída por um proeminente dirigente de uma milícia sunita que apoiou a coligação Iraqiya do antigo primeiro-ministro Ayad Allawi nas eleições parlamentares de 7 de Março.
Várias outras bombas explodiram perto do local onde uma multidão se havia concentrado.
Os ataques surgiram dois dias depois de ter sido anunciado que a coligação de Allawi ganhou o maior número de lugares no parlamento.
A coligação de Allawi obteve mais dois lugares que a coligação Estado de Lei do primeiro-ministro Nouri al-Maliki. Maliki rejeitou os resultados.



Israel e EUA Minimizam Tensões


Destacadas entidades dos Estados Unidos e Israel estão a minimizar tensões entre os dois países que teriam surgido num encontro á porta fechada entre o Presidente Barack Obama e o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyauh.
O conselheiro presidencial americano David Axelrod disse que essas conversações tinham sido “uma reunião de trabalho entre amigos” e que não houve qualquer intenção de desrespeitar o chefe do governo israelita.
Por outro lado Netanyauh disse ao seu gabinete Domingo que Israel e os Estados Unidos são “aliados e amigos” que podem resolver as suas diferenças.
Netanyauh distanciou-se também de comentários publicados num jornal israelita que citou fontes próximas do primeiro-ministro como tendo dito que o presidente Barack Obama é um “desastre” para Israel.
O primeiro-ministro disse ao seu gabinete que esses comentários são “inaceitáveis”.
Israel rejeitou pressões americanas para suspender projectos de construção na parte leste de Jerusalém insistindo que toda a cidade é a capital do seu país.
Os Estados Unidos estão a tentar reactivar as conversações de paz israelo-palestinianas e querem que Israel ponha termo á construção de 1.600 casas na parte leste de Jerusalém. Os palestinianos querem que Jerusalém leste seja a capital do seu futuro estado.



Primeiro Ministro Tailandês Encontra-se com Manifestantes


O primeiro-ministro tailandês Abhisit Vejjajiva reuniu-se com dirigentes do movimento anti-governamental “Camisas Vermelhas” mas não houve um acordo em sobre como se resolver a crise política do país.
O primeiro-ministro manteve negociações televisionadas ao vivo com representantes dos camisas vermelhas que têm estado a manifestar-se em Banguecoque exigindo novas eleições
O primeiro-ministro recusou-se a dissolver o parlamento e a convocar novas eleições. Estão planeados novos encontros para Segunda-feira.
No seu discurso semanal televisionado Abhisit disse que não seria forçado a reunir-se com apoiantes do derrubado primeiro-ministro Thaksin Shinawatra. Contudo poucas horas depois o chefe do governo anunciou que se iria reunir com dirigentes dos manifestantes numa tentativa para restaurar a paz e minimizar as possibilidades de violência.
Os camisas vermelhas são apoiantes do antigo primeiro-ministro Thaksin Shinawatra derrubado num golpe militar em 2006 por alegada corrupção.

China: Mais de 150 Mineiros Encurralados


Pelo menos 150 trabalhadores estão encurralados numa mina de carvão no norte da China devido a uma inundação.
A agência de notícias Xinhua disse que 261 pessoas estavam a trabalhar numa mina na província de Shanxi quando se registou uma inundação. A agência disse que pelo menos 100 pessoas escaparam.
Desconhece se a razão da inundação. Fontes oficiais disseram que está já em curso uma operação de salvamento.
As minas de carvão da China são consideradas das mais perigosas do mundo. Estatísticas oficiais indicam que mais de 3.000 mineiros morreram em 2008 o que algumas fontes consideram ser menor que o verdadeiro número

XS
SM
MD
LG