Links de Acesso

Tuberculose Multi-resistente


Tuberculose Multi-resistente
Tuberculose Multi-resistente

RENATO - Em algumas partes do mundo, um em cada quatro tuberculosos é afectado por uma forma da doença que não pode ser tratada com os medicamentos habituais.

ANA - Sim, Renato, é o que informa um relatório da Organização Mundial da Saúde.

RENATO - Por exemplo, numa região ocidental da Rússia, 28 por cento das pessoas diagnosticadas com o bacilo de Koch sofrem da chamada tuberculose multi-resistente, MDR- TB.

ANA - Este é o mais elevado nível até hoje registado.

RENATO - Cerca de 50 por cento das pessoas que sofrem de MDR-TB vive na China e na Índia.

ANA - Em África, estima-se que existam 69 mil casos de doentes desse tipo.

RENATO - Quando o tratamento é iniciado em tempo, os resultados são satisfatórios, e 60 por cento dos casos são curados.

ANA - No entanto, o problema é que somente 7 por cento dos tuberculosos com a forma multi-resistente da doença chegam a ser diagnosticados.

RENATO - A OMS vai implementar um projecto de cinco anos para melhorar as condições dos laboratórios em 35 países, e encurtar a duração do tratamento, que actualmente é de 2 anos.

ANA - Agora, outro assunto, Renato: uma pesquisa realizada pela Universidade de Sidney, na Austrália, e publicada na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences, concluiu que a hormona feminina estrogênio pode ser um grande aliado no combate ao cancro da próstata.

RENATO - Segundo os pesquisadores, os tumores do órgão masculino carregam dois receptores de estrogênio.

ANA - Um deles, o beta, tão logo é activado, faz com que as células cancerígenas cometam por assim dizer "suicídio".

RENATO - Com base neste indicador, os cientistas trabalham na produção de um medicamento que atinja selectivamente os receptores de estrogênio beta.

ANA - Contudo, permanece um problema: é que embora o tratamento possa controlar o cancro por muitos anos, os tumores eventualmente param de responder, e retomam o crescimento.

RENATO - Por isso, novos estudos deverão ser feitos para que os cientistas descubram uma forma de evitar que a resistência natural ao tratamento se manifeste após alguns anos.

ANA - Apesar dos grandes avanços no combate ao cancro registados nas últimas quatro décadas, Renato, esta doença mantém-se como a segunda causa de morte nos Estados Unidos, e mata 560.000 pessoas ao ano.

RENATO - É o que informa estudo divulgado em edição especial do Journal of the American Medical Association .

ANA - Foi obtido um "avanço considerável" no tratamento do cancro infantil e de outros, inclusive o de testículos, seio, próstata e colo-retal

RENATO - No entanto, outros tipos de cancro, como de pâncreas, fígado, ovário, pulmão e cérebro, continuam altamente letais e não respondem aos tratamentos habituais.

ANA - Outra noticia, Renato: novas infecções pelo vírus da SIDA têm aumentado entre homossexuais, drogados e prostitutas.

RENATO - O facto é que os indivíduos dessas categorias não procuram ajuda por causa das leis que criminalizam as práticas em que estão envolvidos.

ANA - Michel Sidibé, o chefe da UNAIDS, afirmou que é inaceitável" que 85 países ainda tenham leis que criminalizam as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo... e em sete desses países a punição é a pena de morte.

RENATO - Sidibé qualificou de deplorável "a proposta de lei em Uganda de aplicar a pena de morte a certos ´gays" e disse esperar que ela não venha a ser aprovada.

ANA - Ao falar a jornalistas durante almoço na Fundação das Nações Unidas, Sidibé afirmou: " devemos insistir para que os direitos das minorias sejam respeitados"

RENATO - O chefe da UNAIDS advertiu que se isso não for feito, a epidemia de SIDA voltará a crescer.

ANA - Ele deu como exemplo os casos de países, como China Malaui e Quénia, onde 33 por cento das novas infecções pelo HIV ocorrem entre homens que fazem sexo com outros homens, o que representa um significativo aumento.

RENATO - Em contraste, nos países caribenhos, onde não existem leis repressivas a esse respeito, somente de 3 a 6 por cento das novas infecções surgem entre homossexuais.

ANA - Por outro lado, na Nigéria, onde ocorrem mil casos de novas infecções pelo vírus da SIDA todos os dias, mais de 30 por cento corresponde aos grupos vulneráveis...

RENATO -... Isto é, homossexuais, drogados e prostitutas.

XS
SM
MD
LG