Links de Acesso

Últimas de Washington


No Afeganistão, o governador da provincial de Kandahar apelou para o envio de reforços militares depois de uma série de ataques suicidas que mataram pelo menos 35 pessoas ontem á noite.

Os ataques tiveram por objectivo a principal prisão da cidade. Num assalto semelhante em 2008, os militantes talibãs libertaram centenas de detidos.

Entidades oficiais afegãs referiram contudo que os ataques de ontem não surtiram efeito.

Paquistão bombardeia talibãs junto à fronteira afegã


A força aérea paquistanesa bombardeou hoje posições de militantes islâmicos junto á fronteira afegã matando pelo menos 13 rebeldes.

Entidades oficiais paquistanesas afirmaram que a operação teve por objectivo a zona tribal de Orakzai.

Na semana passada o Paquistão foi alvo de uma vaga de atentados suicidas na cidade de Lahore no leste do país que provocaram mais de 80 mortos.

Militantes talibãs reivindicaram a responsabilidade pelos ataques. Entidades paquistanesas salientam que os militantes planeiam normalmente as suas operações a partir das regiões tribais junto à fronteira com o Afeganistão.

Estados Unidos acusam Israel de estar a minar processo de paz


Uma alta entidade da Casa Branca afirmou que o plano de Israel para construir mais habitações numa zona disputada de Jerusalém Leste parece inserir-se num esforço calculado para minar o processo de paz no Médio Oriente.

O conselheiro presidencial David Axelrod afirmou hoje que o plano israelita era um autêntico insulto e perturbante para todos aqueles que promovem as ideias da paz e da segurança.

Israel anunciou os planos durante a visita ao país do vice-presidente americano Joe Biden e pouco depois de os palestinianos terem concordado em realizar conversações indirectas com Israel.

França diz que União Europeia pode aplicar sanções ao Irão


O ministro francês dos negócios estrangeiros afirmou que a União Europeia poderá impor sanções unilaterais ao Irão se as Nações Unidas não aprovarem as suas próprias sanções.

O ministro disse que primeiro deverão ser encetados esforços para fazer aprovar uma resolução nesse sentido no Conselho de Segurança, mas acrescentou que se isso não acontecer, a França vai propor sanções contra os bancos e companhias de seguros iranianas.

O ministro francês fez tais declarações depois da reunião dos chefes das diplomacias europeias na Finlândia.

Somália: confrontos fazem 17 mortos

Na Somália, pelo menos 17 pessoas morreram hoje em confrontos no centro do país opondo clãs rivais.

Os grupos confrontaram-se por causa de questões territoriais. Cerca de outras 20 pessoas ficaram feridas nos incidentes.

Este tipo de confrontos são relativamente comuns na Somália, um país que não dispõe de um governo central estável desde há cerca de duas décadas.

Alegada tentativa de golpe na República Centro-Africana

O governo da República Centro Africana anunciou que conseguiu contrariar uma tentativa para derrubar o presidente François Bozize.

O ministro da segurança pública Jules Ouanda afirmou nas antenas da rádio nacional que um grupo de militares e políticos estavam a planear um golpe para o dia 15 de Março.

Acrescentou que os conspiradores tinham já planeada a distribuição de armas e preparavam-se para cortar linhas telefónicas. O ministro não identificou contudo os suspeitos.

XS
SM
MD
LG