Links de Acesso

Guiné-Bissau e Angola Reagem a Críticas dos Direitos Humanos


A julgar pelo relatório sobre direitos humanos ontem publicado pelo departamento de estado a Guiné-bissau é o pais africano de língua oficial portuguesa onde mais violações dos direitos humanos se registam.

O relatório sobre a Guiné-Bissau afirma que os abusos de direitos humanos são muitos e incluem " assassinatos arbitrários e por motivos políticos; espancamentos e tortura; más condições de detenção; prisões e detenções arbitrárias; falta de independência judicial e respeito pelo processo jurídico; interferência com a privacidade; intimidação de jornalistas; corrupção oficial generalizada, exacerbada por suspeitas de envolvimento do governo no tráfico de drogas e impunidade"; violência e discriminação contra as mulheres; mutilação genital das mulheres; tráfico de crianças e trabalho infantil incluindo algum trabalho forçado".

Em Bissau não houve ainda uma reacção oficial mas o Lassana Kassama foi ouvir a opinião de Luís Vaz Martins da liga de direitos humanos que disse não ter ficado surpreendido com as críticas.

Ouça as declarações.

Angola foi outro país dos PALOP que muitas criticas recebeu no relatório anual do Departamento de Estado.

O documento diz que a situação de direitos humanos em Angola "permanece pobre" havendo "numerosos e graves problemas".

Entre esses abusos, diz o documento incluem-se limitações ao direitos dos cidadãos elegerem representantes a todos os níveis; mortes ilegais levadas a cabo pela polícia, militares e forças de segurança privadas; tortura, espaçamentos e violações pelas forças de segurança; condições prisionais duras; prisões arbitrárias e detenções; corrupção oficial e impunidade; e outras violações.

O secretário de estado para os direitos humanos de Angola, António Bento Bembe, disse que o governo angolano está a elaborar uma estratégia á escala nacional para criar uma cultura de respeito pelos direitos humanos. Bento Bembe disse que os 30 anos de guerra no país não podem ser ignorados quando se faz críticas à actual situação.

Ouça as declarações de Bento Bembe

Era bento Bembe secretario par aos direitos humanos de angola a falar com o sosimo leal.

Em Cabo verde huve também uma reacção. O departametno de estado americano disse que cabo verde respeita na generalidade os direitos humanos embora tenha appontado algumas insucficineicas.

Uma declaração publicada pelo govenro cabo verdiano afirma que o relatório não acusa nenhum aspeto negativo de grande envergadura sobre os Direitos Humanos.

O Governo regista com satisfação o teor do relatório, que conclui que, de uma forma geral, os Direitos Humanos são respeitados em Cabo Verde", indica uma nota governamental.

XS
SM
MD
LG