Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Últimas de Washington

O vice-presidente americano Joe Biden disse que as conversações de paz entre Israelitas e palestinianos devem começar imediatamente apear do anuncio de um controverso plano de Israel para contruir 1.600 casas na parte leste de Jerusalém.

Falando na Universidade de Tel Aviv no ultimo dia da sua viagem a Israel e aos territórios palestinianos Biden disse que as conversações devem avançar porque – nas suas palavras – quando progresso é adiado os extremistas exploram as nossas diferenças.

Entidades oficiais palestinianas disseram que Israel tem que cancelar o projecto de construção antes de participarem em quaisquer conversações.

Biden disse ter recebido garantias do primeiro ministro israelita Benjamin Netanyauh que o projecto não será iniciado por vários anos o que dará tempo aos negociadores para resolverem a questão.

Confrontos na Grécia

Na Grécia a polícia de choque esteve envolvida em confrontos com manifestantes na capital Atenas quando dezenas de milhar de trabalhadores em greve se manifestaram contra as medidas de austeridade do governo.

Os confrontos começaram quando jovens mascarados atiraram pedras e cocktails molotov contra a polícia.

Não há notícias de feridos graves.

A greve de um dia paralisou a maior parte do tráfego aéreo, encerrou as escolas e o sistema de transporte público através do país.

A greve e as manifestações foram convocadas pelos dois maiores sindicatos do país para protestar contra cortes orçamentais de seis mil milhões de dólares decretados pelo governo.

Entre as medidas do governo conta se um aumento dos impostos de venda, redução nos salários do sector publico e um congelamento das reformas.

Mais Tremores de Terra no Chile

Dois fortes tremores de terra voltaram hoje a abalar o Chile no dia em que Sebastian Pinera se preparava para assumir a presidência.

Um tremor de terra registou 6.9 na escala richter e esteve centrado numa zona a 124 quilómetros da capital.

Pelo menos duas outras replicas de magnitude seis atingiram a área. Não há notícias de vítimas.

Em Fevereiro recorde um tremor de terra de 8.8 causou a morte de centenas de pessoas.

Os abalos de hoje registaram se quando dignitários se preparavam para assistir à cerimonia de empossamento do presidente Pinera que sucede a Michelle Bachelet.

Abusos de Direitos Humanos Continuam em Africa – Departamento de Estado

O novo relatório de direitos humanos do Departamento de Estado afirma que os abusos de direitos humanos são ainda generalizados em África, embora faça notar melhorias em algumas áreas.

O relatório dado a conhecer hoje afirma que forças governamentais cometeram assassinatos ilegais e arbitrários em alguns dos países mais populosos de África incluindo a Nigéria, Quénia e Etiópia.

O documento acusa o presidente Robert Mugabe do Zimbabwe de fazer uso de prisões, torturas, assassinatos e leis repressivas para bloquear o direitos dos cidadãos a mudanças políticas.

O departamento de estado emite anualmente um relatório sobre direitos humanos tal como mandatado pelo congresso.

O relatório deste ano avalia 48 países africanos entre os quais os países africanos de língua oficial portuguesa PALOPs


Milhões de Zimbabueanos Precisam de Ajuda Militar

A Cruz Vermelha disse que mais de dois milhões de zimbabueanos precisam urgentemente de ajuda alimentar devido ao colapso das colheitas em certas partes do país.

A Cruz Vermelha Zimbabueana disse numa declaração que a situação alimentar é a uma das piores de sempre.

A organização disse que as colheitas foram afectadas por fracas chuvas em algumas partes do país e chuva excessiva noutras partes.

Um porta-voz do Programa Alimentar Mundial disse que o fracasso das colheitas significa que um terço dos lares zimbabueanos vão precisar de ajuda alimentar até ao final do ano.

Dezenas de Mortos em Combates em Mogadishu

Entidades médicas somalis disseram que pelo menos 40 pessoas foram mortas em dois dias de intensos combates entre forças governamentais e rebeldes islâmicos.

Testemunhas disseram que os confrontos começaram no norte de Mogadishu na Quarta-feira e aumentaram de intensidade depois de forças de paz da União Africana em tanques terem reforçado as tropas governamentais.

Residentes disseram que houve intenso fogo de artilharia durante a noite de ontem para hoje.

O chefe dos serviços de ambulância da disse que cerca de 20 civis foram mortos na Quarta-feira e outros 20 hoje.

Pelo menos 83 civis foram feridos.

Iraque Divulga Resultados Parciais das Eleições

Entidades oficiais iraquianas disseram que resultados preliminares as eleições parlamentares de Domingo dão vantagem à coligação do Primeiro-ministro Nouri al Maliki.

Resultados parciais indicam que a coligação Estado de Direito comanda em duas províncias no sul do Iraque.

As fontes oficiais disseram que iriam começar a dar a conhecer resultados quando estivessem contados 30 por cento dos votos.

Numa decisão controversa entretanto a Comissão de Justiça e Responsabilização diz que vai anular os votos dados a 55 candidatos que diz terem ligações com organizações ilegais.

Os resultados finais das eleições são esperados no fim domes.

Presidente Afegão no Paquistão

O presidente afegão Hamid karzai disse que não quer que o seu país seja usado para uma guerra através de terceiros entre a Índia e o Paquistão.

Numa conferência de imprensa em Islamabad na companhia do primeiro ministro paquistanês Karzai disse que não quer que o Afeganistão seja usado por qualquer país para lutar contra outro.

A Índia e o Paquistão têm estado a tentar aumentar a sua influência no Afeganistão.

A Índia acusa o Paquistão de apoiar grupos militantes para atacarem interesses indianos e o Paquistão acusa a Índia de secretamente apoiar grupos anti-governamentais no Paquistão.

XS
SM
MD
LG