Links de Acesso

Guerra Comercial Opõe Brasil aos Estados Unidos


A divulgação da lista de 102 produtos americanos que pagarão sobretaxas aduaneiras da ordem de 560 milhões de dólares, para entrar no mercado brasileiro está a fazer aquecer a guerra comercial entre o Brasil e os Estados Unidos. O tema ganha grande repercussão no Brasil desde a divulgação da lista dos 102 produtos americanos que pagarão sobretaxas, da ordem de 560 milhões de dólares, para entrar no mercado brasileiro.

A lista inclui produtos que vão desde cosméticos a eletrodomésticos e automóveis. A imposição das taxas, que variam de 12 a 100%, passa a valer em 30 dias.

A decisão pela sanção é uma retaliação comercial brasileira a postura dos Estados Unidos de darem subsídios aos seus produtores de algodão. O Brasil começou a contestar esses subsídios americanos na Organização Mundial do Comércio, em 2002. No fim do ano passado, conquistou na OMC o direito de aplicar as sanções.

O governo Brasileiro insiste que está aberto a negociações. A expectativa agora é em torno do resultado das conversas entre os representantes brasileiros e os americanos.Mais detalhes com Maria Cláudia Santos.

Relacionados

XS
SM
MD
LG