Links de Acesso

Obama Afirma Que Iraque Deu Passo em Frente


No momento em que começavam a ser contabilizados os votos das eleições de ontem no Iraque, o presidente Obama compareceu perante as câmaras de televisão na Casa Branca para felicitar o povo iraquiano.

"Hoje, disse Obama, tendo pela frente a violência daqueles que querem apenas destruir, os iraquianos deram um passo em frente na dura tarefa de construir o país."

Obama referiu que a taxa de participação foi elevada apesar da vaga de ataques através do país que causaram dezenas de mortes. O presidente americano afirmou que o banho de sangue foi obra da al Kaida e de outros extremistas empenhados em impedirem o processo eleitoral matando pessoas inocentes. Obama salientou no entanto que o nível de violência ficou abaixo daquele que se esperava.

"Regra geral, disse o presidente, o nível de segurança e de prevenção de ataques desestabilizadores revela a crescente capacidade e profissionalismo das forças de segurança iraquianas que tomaram a dianteira no que se refere a proteger as assembleias de voto".

Obama disse contudo que as eleições de domingo são apenas o princípio de um longo processo eleitoral. Acrescentou que as queixas eleitorais devem ser analisadas, que um novo parlamento deve tomar posse e que um novo governo deve ser formado.

Obama advertiu também outros países para que não interfiram no processo e realçou que os Estados Unidos não tentarão influenciar os resultados.

"Neste processo, disse Obama, os Estados Unidos não apoiam candidatos ou coligações específicos. Nós apoiamos o direito do povo iraquiano de escolher os seus próprios líderes."

O presidente Obama salientou por outro lado que pela primeira vez desde há vários anos, menos de 100 mil soldados americanos estão estacionados no Iraque.

Todas as forças de combate americanas deverão deixar o país até Setembro e todas as restantes forças deverão retirar-se do Iraque até ao final do ano que vem.

XS
SM
MD
LG