Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Últimas de Washington


O secretário de defesa americano Robert Gates chegou a Kabul onde avisou que as forças internacionais e afegãs têm á sua frente combates difíceis.

Falando a jornalistas hoje Gates elogiou os ganhos alcançados pelas forças da NATO, incluindo a tomada da cidade de Marjah no sul do país.

O comandante americano no Afeganistão, o General Stanley McChrystal disse que as forças aliadas no sul do país vão concentrar-se nos próximos meses para assegurarem o controlo de Kandahar, uma cidade chave no sul do país numa zona controlada pelos Talibã.

O General McChrystal disse que ao contrário da ofensiva para tomar Marjah a operação para a tomada de Kandahar será mais gradual acompanhando a chegada de mais tropas americanas na região.

O general recusou-se a dar um calendário para a ofensiva afirmando que mais tropas americanas vão chegar á região nos próximos meses.

Dezenas de mortos e feridos em ataque suícida

Pelo menos treze pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas quando um veículo armadilhado conduzido por um bombista suicida explodiu na cidade de Lahore na parte Leste do Paquistão, anunciou a polícia.

Entidades hospitalares disseram que entre os mortos se encontra uma criança e uma mulher.

A explosão deu-se á hora de ponta na manhã resultando numa enorme cratera em frente á Agencia de Investigação Federal onde estão localizados os principais escritórios de investigação da polícia.

As autoridades estimam que o veiculo continha pelo menos 600 Kilos de explosivos.

As autoridades paquistanesas disseram que vários outros edifícios foram danificados.

Os talibãs paquistaneses reivindicaram responsabilidade.

Forte Tremor de Terra Abala Turquia

Pelo menos cinquenta e uma pessoas morreram quando um forte tremor de terra abalou hoje a parte leste da Turquia.

O sismo atingiu o valor seis na escala de Richter e atingiu a província de Elazig durante a madrugada .

O tremor destruiu casas de pedra e lama e minaretes de várias mesquitas nas aldeias.

Há notícias de grandes danos na aldeia de Okcular.

O primeiro-ministro Recep Erdogan prometeu toda a ajuda necessária acrescentado que membros do seu governo estão já a caminho da zona para avaliarem as necessidades.

Nigéria: Centenas de Mortes em Confrontos entre Muçulmanos e Cristãos

Na Nigéria tropas governamentais estão a patrulhar a cidade de Jos no centro do país depois de grupos armados terem massacrado pelo menos duzentas pessoas em aldeias perto da cidade.

Entidades oficiais no estado de Plateau disseram que o número de mortes poderá ascender a quinhentos. Socorristas estão ainda a tentar localizar e a recuperar corpos das vítimas.

Testemunhas disseram que elementos da etnia Fulani, que são na maioria muçulmanos atacaram as aldeias maioritariamente cristãs na madrugada de Domingo deitando fogo a habitações e massacrando os aldeões com catanas e facas.

Algumas testemunhas disseram que o ataque foi uma retaliação contra a violência registada em Janeiro em que mais de trezentas pessoas morreram.

A cidade de Jos e várias zonas em seu redor tem estado sob um recolher obrigatório desde esse anterior massacre e residentes interrogam-se agora sobre as razões pelas quais as forças de segurança não impediram os massacres.

O presidente interino da Nigeria Goodluck Jonathan tinha marcado para hoje uma reunião de emergência com os dirigentes das forças de segurança.

Ontem O presidente interino colocou as forças armadas em alerta máximo.

Uma entidade oficial no estado de Plateau disse que foram já efectuadas 95 prisões.

Anunciadas Eleições na Guiné-Conackry

O dirigente interino da Guiné-Conackry anunciou que se vão realizar eleições presidenciais no próximo dia 27 de Junho.

O general Sekouba Konate anunciou a data num decreto publicado ontem, duas semanas depois da data ter sido proposta pela comissão eleitoral guineense.

Konate chefia um governo de transição que tem como objectivo levar a Guiné a um governo civil.

As eleições poderão ser as primeiras livres e justas na história da Guiné -Conackry. O país tem sido governado por ditadores desde a sua independência há 52 anos atrás.

O capitão Moussa Dadis Camara assumiu o poder num golpe de estado militar pouco depois do presidente Lassana Conté ter morrido em Dezembro de 2008.

Camara encontra se agora no Burkina Faso a recuperar de uma tentativa de assassinato que o deixou gravemente ferido e concordou em permanecer no exílio como parte do acordo para a formação de um governo de transição.

Iraque: Iniciou-se Contagem de Votos

No Iraque começou a contagem de votos das eleições gerais de ontem em que milhões de eleitores desafiaram a violência de rebeldes para participar nas segundas eleições parlamentares desde 2003.

Entidades oficiais iraquianas disseram que a afluência ás urnas deverá ter sido entre os 55 e os 60 por centos.

Os primeiros resultados indicam que a coligação shiíta Estado de Lei do primeiro ministro Nouri al Maliki comanda nas regiões shiítas do país. Os resultados oficiais só serão conhecidos dentro de vários dias.

Os principais opositores da coligação de Maliki são os seus antigos aliados dos partidos religiosos shiítas aliados na Aliança Nacional Iraquiana e a coligação secular shiíta/sunita do antigo primeiro-ministro Iyad Allawi.

O grupo que vencer a maior parte dos lugares no parlamento de 325 assentos vai nomear o primeiro-ministro.

Analistas não esperam contudo que qualquer facção obtenha uma maioria de mais de 50 por cento.

A maior facção vai precisar de formar uma coligação e as negociações poderão prolongar se por meses.

Durante as eleições de ontem, rebeldes levaram a cabo ataques com rockets e bombas matando 38 pessoas.


"Hurt Locker" Grande Vencedor dos Óscares

O filme Hurt Locker, com o título em português Estado de Guerra foi ontem galardoado como o melhor filme do ano.

Hurt locker ganhou também outros cinco Óscares.

A realizadora Kathryn Bigelow tornou se na primeira mulher na história de 82 anos dos Óscares a vencer o Oscar de melhor direcção pelo seu trabalho nesse filme.

Hurt Locker vence também os Óscares de melhor argumento, melhor edição, melhor edição de som e melhor mistura de som.


XS
SM
MD
LG