Links de Acesso

As Últimas de Washington


As autoridades iraquianas anunciaram que ataques bombistas suicidas, efectuados esta quinta-feira, em Bagdade mataram, pelo menos, 15 pessoas, nas vésperas das eleições parlamentares marcadas para domingo próximo.

Perto de um milhão de iraquianos vão às urnas. Polícias, militares, pessoal médico, doentes e prisioneiros podem votar antecipadamente, a partir desta quinta-feira.

Paquistão: 30 Mortos em Atentado

As autoridades paquistanesas anunciaram que as suas forças de segurança mataram, pelo menos, 30 militantes rebeldes, depois de mais de cem terem atacado um posto de controlo numa região tribal, junto à fronteira com o Afeganistão.

Num outro desenvolvimento noticioso, na Província do Punjab, assaltantes raptaram um jovem britânico de cinco anos de idade, exigindo um resgate de 150 mil dólares.

Zuma e Brown Debatem Zimbabué

A Grã-Bretanha afirma que o Zimbabué tem que fazer mais progressos no que toca aos Direitos Humanos e à democracia antes que as sanções contra o presidente Robert Mugabe e seus aliados sejam levantadas.

O primeiro-ministro Gordon Brown defendeu as sanções em vigor depois de um encontro que manteve, esta quinta-feira, com o presidente sul-africano Jacob Zuma, que se encontra a efectuar uma visita de Estado à Grã-Bretanha.

Brown disse que as 27 nações que constituem a União Europeia aliviaram algumas das sanções contra algumas empresas zimbueanas, mas que irão continuar a penalizar indivíduos considerados responsáveis pela violência e pelo levantamento de obstáculos às liberdades do povo.

O presidente Zuma argumentou que as sanções podem limitar o progresso no Zimbabué, mas adiantou que ele e o primeiro-ministro britânico concordaram cooperar no sentido de ajudar o Zimbabwe a avançar.

Eleições Presidenciais no Togo

No Togo, encerraram as urnas para as eleições presidenciais, vistas como um teste à democracia naquele país.

Seis candidatos concorrem à presidência, desafiando o actual chefe de Estado, Gnassingbe Eyadema.

O principal candidato da oposição é Jean-Pierre Fabre, tendo baseado a sua campanha eleitoral na necessidade de mudanças no Togo.

As últimas eleições presidenciais tiveram lugar em 2005 e foram marcadas por alegações de fraude e de violência pós-eleitoral.

Costa do Marfim: Governo de Coligação

Na Costa do Marfim, a oposição integra o novo governo, pondo fim a várias semanas de impasse político naquele país oeste-africano.

Onze dos 28 cargos ministeriais foram atribuídos a membros dos partidos da oposição. O governo é liderado pelo primeiro-ministro Guillaume Soro, que ajudou a negociar a composição do novo gabinete.

A formação do novo governo segue-se à criação de uma nova comissão eleitoral, uma das condições postas pela oposição para fazer parte deste novo governo.

Etiópia Bloqueia Emissões da VOA

Observadores internacionais afirmam que as emissões da VOA em Amárico estão a ser bloqueadas pelo governo da Etiópia.

Ouvintes referem ter notado interferências nas emissões da VOA em ondas curtas, desde o dia 22 de Fevereiro, tornando impossível a escuta de qualquer uma das cinco frequências em a Rádio Voz da América está a transmitir para a Etiópia.

Foram registadas interferências semelhantes nas emissões da estação oficial da Alemanha, a Deutsche Wella.

Piratas Somalis Atacam Pesqueiro Espanhol

Piratas somalis atacaram, esta quinta-feira, um navio pesqueiro espanhol, mas foram repelidos por guardas privados que se encontravam a bordo.

Os piratas dispararam morteiros contra o pesqueiro "MV Albacan", provocando um pequeno incêndio no tombadilho, mas não feriram nenhum membro da tripulação.

O incidente ocorreu entre o porto queniano de Mombaça e as Ilhas Seychelles.

Novo Ataque no Delta do Níger

Um grupo militante da região do Delta do Níger anunciou ter atacado umas instalações petrolíferas pertencentes à empresa italiana Agip.

O conselho Revolucionário Unido reivindicou o ataque num comunicado tornado público esta quinta-feira, afirmando que fez explodir uma unidade que liga vários tanques petrolíferos, num campo de exploração.

A Agip ainda não confirmou o ataque. No dia anterior havia sido atacado um posto de bombagem da Shell em Kokori.

Os militantes advertem as empresas petrolíferas que operam no Sul da Nigéria para abandonar o país ou ter que enfrentar mais ataques.

Relacionados

XS
SM
MD
LG